terça-feira, 4 de setembro de 2012

Noticias das CEBs Nordeste II

 Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, o Santuário das Comunidades, naquele aprazível recanto de Caruaru, acolheu os representantes das dioceses do Nordeste II para um repasse do 6º Nordestão acontecido em Itabuna - BA em meados de julho.
Das 21 Dioceses do Regional compareceram 17 que foi considerado satisfatório. Caiu na vista a quantidade de jovens. Que bom seria se os participantes do Nordestão e convidados presentes pudessem ganhar uma visão geral do que foi aquele evento com os temas diversos propostos. Iniciamos ouvindo os depoimentos das participantes do Nordestão. Diante da escassez do tempo fizemos uma introdução sobre profetas e profetizas a partir da reflexão feita por Jorge Moreno. Após essa explanação dividiu-se a assembleia em sete grupos para repasse das oficinas. O almoço interrompeu a reflexão, retomada às duas horas da tarde. A partilha foi realizada ao ar livre, em forma de círculo  e conduzida até o escurecer . Reveladora de muita riqueza que o Espírito concede aos simples. Vimos que as CEBs surgiram a partir da Conferência  Episcopal em Medellín como um gesto e um caminho profético para apoiar  os movimentos libertadores, a Teologia da Libertação, surgindo naquela época contra a ditadura.Hoje a ditadura tem outra cara é o Neoliberalismo econômico contra o qual continua a luta.
À noite aconteceu a confraternização  animada por um grupo musical que se intitulou “Pior sem nóis”. A Missa encerrou, no domingo, nosso seminário de estudo. Foi presidida por Frei Juvenal e Pe. Beto e concelebrada  com boa participação dos presentes carregados de animação e levando decisões a serem postas em prática. Outro espaço da manhã foi ocupado para prestação de contas e avaliação. Após o almoço deixamos para trás as porteiras do Santuário e os companheiros e companheiras, tomando cada um o rumo de suas bases. 
Confira os registros desses grandes momentos:










Nenhum comentário: