Loading...

sábado, 14 de julho de 2012

Ibama apreende carne de tartaruga com Secretário de Meio Ambiente

Ele foi multado em R$ 5 mil e vai responder por infração ambiental. Secretário diz que carne não era dele.

Ibama apreende carne de tartaruga com Secretário de Meio Ambiente
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) apreendeu na noite desta segunda-feira (9) uma tartaruga-da-amazônia esquartejada, já sem casco, no Aeroporto Internacional de Belém. O animal, que está na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção, foi encontrado com o Secretário de Mineração, Meio Ambiente e Produção de Itaituba, Ivo Lubrina de Castro. Ele desembarcava na capital de um voo vindo da cidade em que exerce a função pública, no sudoeste do Pará.
O político despachou a tartaruga de cerca de 10 quilos já congelada e acondicionada em uma caixa de isopor. Ao chegar no aeroporto de Belém, por volta de 21h, o conteúdo do isopor foi aberto por agentes do Ibama, que apreenderam a carga e multaram o secretário em R$ 5 mil. Ele vai responder civil e criminalmente pelo transporte de animal protegido sem autorização do Ibama, o que é uma infração ambiental. A carne será incinerada.
O chefe do posto de fiscalização do Ibama no aeroporto, Luiz Paulo Albarelli, informou que o secretário alegou que a tartaruga seria servida em uma festa de recepção para o filho dele, que chegaria de Londres, onde estuda.
Por telefone, Castro disse que a carne de tartaruga não era sua, que apenas aceitou fazer o transporte da carne do animal para um amigo.
 
Fonte G1
10.07.2012

Nenhum comentário: