Loading...

terça-feira, 3 de julho de 2012

“CEBs e Movimentos Sociais – a serviço da vida no BRASIL.

“Se calarem as vozes dos Profetas
                                                   as pedras gritarão”.




O Frei Carmelita, Gilvander Moreira, um dos assessores do 6º Nordestão das CEBs, que começara no próximo dia 19 de junho aqui em Itabuna, ele irá animar a oficina que tem como tema: “CEBs e Movimentos Sociais – a serviço da vida no Nordeste”. Apesar de ter sua atuação mais contundente em Minas Gerais na defesa dos excluídos em especial os sem tetos e sem vozes, torna o tema da sua oficina em sua própria história.


No último dia 27 de junho de 2012, em Belo Horizonte o Movimento Nacional de direitos Humanos/MG e o Instituto de Direitos Humanos - DH, MIDHIA – Comunicação e Direitos Humanos apresentaram um manifesto repudiando as constantes ameaças de morte e intimidações que o Frei Gilvander Luis Moreira, vem sofrendo por causa de sua luta em direitos dos excluídos.

As lutas empreendidas e bandeiras de direitos humanos levantadas em defesa dos pobres de Belo Horizonte e de Minas Gerais têm incomodado setores que há tempos fazem de tudo, para intimidar e calar a voz deste profeta.

No último dia 21 de junho de 2012, Frei Gilvander Luis Moreira recebeu uma homenagem na Câmara dos vereadores de Belo Horizonte, MG, contemplado com o Diploma de Honra ao Mérito, por indicação do Vereador Adriano Ventura.

No dia seguinte à homenagem, o Frei Gilvander voltou a sofrer ameaças por telefone. As ligações e ameaças seguiram nos dias 25, 26 e hoje dia 27 de junho. Entre as palavras de ameaças e intimidações o agressor fala palavrões e sugere que o Frei mude de Belo Horizonte o quanto antes e que “sua batata já assou”.

Estão sendo tomadas as providências necessárias junto as autoridades competentes, para que sejam cessadas as ameaças e intimidações. O Frei continua Inserido no Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais – PDDH-MG, conforme o Decreto 6.044/2007, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República -SEDH, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE e o Instituto de Direitos Humanos – Instituto DH.

Entidades e Movimentos que quiserem poderão socializar essa informação em suas redes e contatos.

O CCP se solidariza ao querido Frei Gilvander e pede o fim das Ameaças e Intimidações e afirma que “Lutar não é crime”. Pedimos a todos envolvidos no 6º Nordestão das CEBs que se manifestem contra este ato covarde de intimidação, lembrando o tema do encontro: “Justiça e Profecia a Serviço da VIDA”.

Os endereços de contato do Frei Gilvander.

Facebook:gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira

Nenhum comentário: