terça-feira, 31 de julho de 2012

"CEBs Capixabas: Justiça e Profecia à Luz do Concílio Vaticano II".

No último final de semana, 20 a 22 de julho, foi realizado em Jerônimo Monteiro o Seminário Estadual de CEBs, com o tema: "CEBs Capixabas: Justiça e Profecia à Luz do Concílio Vaticano II". Estiveram reunidos no encontro delegados de todas as 4 dioceses do Espírito Santo; Arquidiocese de Vitória, e as dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus, reunindo um público aproximado de 150 pessoas.

O Seminário teve início na sexta-feira, 20, com as falas do bispo diocesano de Cachoeiro, dom frei Dario Campos, do assessor local, Pe. Manoel Davi Neto, e do assessor nacional, Pe. Cleto Caliman.

Já no sábado, 21, o Seminário começou o seu aprofundamento com os estudos propostos, especialmente as constituições dogmáticas Lumen Gentium (LG = sobre a Igreja); Sacrosanctum Concilium (SC = sobre a renovação da Liturgia); Dei Verbum (DV = sobre a Revelação de Deus pela Palavra Sagrada) e Gaudium et Spes (GS = sobre a atuação da Igreja no mundo).

A Arquidiocese de Vitória foi encarregada de versar sobre o primeiro tema; Lumen Gentium (LG). Na apresentação foram destacados vários tópicos, entre eles; Essência da Igreja: Valorização de todos os batizados - A Igreja Povo de Deus; reestruturação da organização da Igreja a partir da criação de CEBs; fortalecimento e criação de pequenas CEBs; sacerdócio Batismal - os batizados devem ser luz para os povos na criação das CEBs, etc.

Seguindo a pauta de estudo, a diocese de Cachoeiro foi encarregada de falar sobre a Dei Verbum (DV), na apresentação foi mostrado o processo da Revelação dentro do contexto da DV, e também a Sagrada Escritura.
A diocese de Colatina, por sua vez, falou sobre o Sacrosanctum Concilium (SC), o primeiro documento promulgado pelo Concílio Vaticano II, que teve um lugar especial no contexto de renovação proposto pelo Concílio.

O último tema, Gaudium et Spes (GS) ficou por conta da diocese de São Mateus. Na apresentação foi mostrado a atuação da Igreja no mundo de hoje, tema do qual trata a GS.

No domingo, 22, último dia do Seminário, o dia foi iniciado com Celebração Eucarística na Matriz de Jerônimo Monteiro, presidida pelo bispo de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade.

O assessor nacional, Pe. Cleto Caliman, em sua fala final no encontro resumiu os constituições dogmáticas em uma única palavra cada; DV - Palavra; LG - Igreja; SC - Celebração (do povo de Deus); e GS - Serviço.

Pe. Cleto falou ainda sobre as profecias surgidas com as CEBs, sendo a 1º, uma nova maneira de estar no mundo; 2º a partir da Palavra de Deus que convoca a todos a aprimorar a Palavra; 3º Igreja que Celebra a Palavra de Deus e o Sacramento, que acolhe e vive a fraternidade na graça comunitária; 4º Igreja que se organiza para os pobres e pequenos, ou seja, serem portadores da boa esperança.

Encerrando o Seminário o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, dom frei Dario Campos, também deixou a sua mensagem.

Dom Dario deixou claro em sua fala a importância da Igreja se voltar para a periferia, para os mais necessitados. "Eu trabalhei em uma periferia em Belo Horizonte (na época de pároco) e sempre tenho falado nas dioceses onde estive, agora aqui em Cachoeiro, nós temos que ir para a periferia, dar um olhar especial a periferia, pois ali está o começo", disse dom Dario.

O Seminário foi encerrado com a bênção do bispo de Cachoeiro.

O objetivo do Seminário foi se aprofundar nos estudos, visando o Encontro Estadual de CEBs, que acontecerá em 2013, também em Jerônimo Monteiro, e também o 13º Encontro Intereclesial de CEB's, que acontece em janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, Diocese do Crato, CE.

Veja aqui os materiais apresentados no Seminário sobre cada uma das 4 constituições dogmáticas:

Apresentação - Lumen Gentium
Apresentação - Dei Verbum
Constituição Dogmática Dei Verbum 
Apresentação - Sacrossanctum Concilium 
Resumo sobre o Sacrossanctum Concilium

Apresentação - Gaudium Et Spes

Nenhum comentário: