sábado, 16 de junho de 2012

Mensagem de Dom Pedro Casaldáliga ao IX Encontro Latino-Americano das CEBs

                                                                                   

“As CEBs do Brasil e as CEBs de toda a nossa América, reunidas na pequena e resistente Honduras, na força e na alegria do Espírito do Ressuscitado Jesus. (Falamos de “Nossa América” como falamos dos libertadores da Pátria Grande, para que as Ilhas não sejam esquecidas).
Reunimo-nos para reafirmar nossa identidade como CEBs com traços fundamentais comuns:
- As CEBs, por definição, somos COMUNIDADE, igualdade fraterna, corresponsabilidade, partilha, mesa eucarística do Pão e da Palavra. Contra o egoísmo e o consumismo do capitalismo neoliberal, somos a sobriedade compartilhada, a pobreza evangélica.
- As CEBs somos IGREJA, outro modo de toda a Igreja ir sendo; sendo cada dia mais REINO, o Reino dos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré. Igreja samaritana, libertadora, ecumênica.
- As CEBs somos BASE, Povo, fermento do Reino entre os pobres, os excluídos-excluídas, indignados-indignadas que assumem a luta e propagam a esperança.
Para um encontro das CEBs da Nossa América, nesta hora política e eclesial de crise, nos obriga ser conscientemente integração latino-americana-caribenha, fermentando a sociedade do Bem Viver e do Bem Conviver, potencializando os direitos e a presença dos povos indígenas e afrodescendentes.
O Espírito nos anima a transformar a hora escura da crise em hora luminosa de Kairós. Ser diálogo, diaconia, evangelização integral, militância e contemplação; a partir do dia a dia da família e do trabalho, da eclesialidade ministerial e da organização popular, da pastoral e da política.
Três atitudes maiores nos devem definir nessa hora:
Indignação profética
Compromisso militante
Esperança pascal
Querida e grande família das CEBs da Nossa América, com este encontro de HONDURAS relançamos nosso modo de ser Igreja na Pátria Grande na perspectiva de Outro Mundo Possível. Os deserdados da Terra nos garantem a herança do Reino. A nuvem dos testemunhos de sangue cobre a Caminhada. Jesus nos comunica seu Espírito, presente e atuante sempre em nós, sendo o grande sacramento da Libertação, Nossa Páscoa.
Do Brasil lhes enviamos um abraço carinhoso, do tamanho da nossa Esperança.”


 Delegação Brasileira das CEBs
María da Silva Costa Rossi – Oeste II/ centro Oeste
Pe. Adriano van de Ven – Oeste I/ centro Oeste
Mercedes de Budallés Diez
Pe. Benedito Ferraro - Sulão
Irmã Leonízia Izabel da Silva
Ana Maria de Freitas - Nordeste
Pe. Antonio Lopes de Lima
Pe.Vileci Basilio Vidal - Nordeste
D. Geovane Melo – Centro Oeste
Pe. Josivan  Arruda Calixto – Oeste II/ Centro Oeste
Liz Marques - Sulão
Pe. Faustino
Izalene Tiene-Sulão
Leila , Magda Melo


Nenhum comentário: