sexta-feira, 8 de junho de 2012

Laicato, por onde e para onde caminhas?

Prezados irmãos(ãs) da Caminhada ,

Hoje, aqui n cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, de onde participo de um evento para leigos, amanheci com um sentimento de que, é inrevessivél o processo de institucionalização da fé", lembrei e cantarolei a música : "seguir Jesus na contra-mão", do meu amigo Airton de Maria, no estrofe que diz: "pois vivemos sufocados por tanta instituição, ameaçando a liberdade para assumir nossa missão". foi exatamente esta sensação que tive. A maquina é grande e pesada, não é suave e muito menos leve, como deveria ser, e lamentavelmente nossos companhheiros da linha de frente das CEBs sucumbem a este troço.

A minha pobre reflexão me trouxe a luz de que, a Fé de muitos companheiros , apesar dos minúsculos avanços no campo de dicussão eclesiológica na Igreja , parece balançar diante de eventuais situações. A autenticidade na defesa de certos princípios essenciais do seguimento a Jesus Libertador, visivelmente, é traída por companheiros que se empolgam com acenos de uma tal "UNIDADE NA DIVERSIDADE" (Modismo na Igreja) . Nestas horas os discursos de alguns de nossos companheiros são completamente contrários, adaptados, e acabam perdendo o fio da fidelidade ao Mestre.

Já passa da hora de reafIrmar-mos o nosso compromisso determinado. Ou acreditamos no nosso JEITO DE SER IGEJA SEMPRE, ou levantamos a bandeira da corrupção que se alastra em nossos recintos, ditos, fraternos e opcionalmente prefereciais pelos pobres.

Carlos Jardel - Diocese de Tianguá 

Nenhum comentário: