domingo, 13 de maio de 2012



Novo bispo de São Félix do Araguaia toma posse neste domingo




O novo bispo da prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Adriano Ciocca Vasino nomeado pelo Papa Bento XVI no último dia 21 de março, tomará posse neste domingo  dia 13 de maio. O bispo foi transferido da sede episcopal de Floresta de Pernambuco.

Italiano de Gorgosesia, Vercelli e foi nomeado bispo no dia 3 de Março pelo  papa João Paulo II em 1999. Até a 49ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

O bispo assume o cargo no lugar do  Frei Leonardo Ulrich Steiner, sucessor de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito. Ulrich foi eleito secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Prelazia de São Félix  é uma circunscrição eclesiástica pertencente à Província Eclesiástica de Cuiabá e ao Conselho Episcopal Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Cuiabá. A sé prelatícia está na Catedral Prelatícia Nossa Senhora da Assunção.

Em 2004, a prelazia contava com uma população aproximada de 150.000 habitantes, com 86% de católicos. O território da prelazia é de 150.000 km², organizado em 22 paróquias.

Nenhum comentário: