domingo, 13 de maio de 2012

Belo Horizonte recebe Observatório da Nova Evangelização

O secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Octávio Ruiz Arenas, anunciou nessa segunda-feira, 7 de maio, na PUC Minas, que a Arquidiocese de Belo Horizonte receberá o primeiro Observatório da Nova Evangelização da América Latina, em agosto. Dom Octavio, que veio à Universidade acompanhado do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi recebido pelo reitor, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e por integrantes da administração superior.

Instituição da Santa Sé, vinculada diretamente ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o Observatório é um centro de estudo e investigação. Tem o objetivo de identificar as distintas realidades já existentes no campo da Nova Evangelização da Igreja Católica e fazer conhecer o trabalho desenvolvido em dioceses, paróquias, movimentos apostólicos e comunidades eclesiais. Ao mesmo tempo, a instituição promove investigações teológicas e pastorais com a ajuda de universidades pontifícias.
Dom Octavio Arenas explicou que o foco do Observatório da Nova Evangelização está na família. “Os pais são os primeiros nesse processo e, por meio deles, vamos nos atentar para a evangelização dos filhos”. Acrescentou ainda que as ações de evangelização desenvolvidas no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte serão disseminadas para outros estados. O secretário destacou a infraestrutura da PUC Minas como suporte fundamental para as ações do Vaticano.

Dom Walmor citou o Instituto Dom João Resende Costa e outras instituições vinculadas à Arquidiocese que vão trabalhar integrados no Observatório. “Temos a possibilidade de contribuir para a Igreja e ampliar as nossas ações. Esse é um compromisso para estreitarmos os nossos laços e articularmos as nossas diversas instituições de pesquisa”, salientou o arcebispo e grão-chanceler da PUC Minas.
Além de BH, serão instalados este ano mais quatro Observatórios da Nova Evangelização, no Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago do Chile e Medellín.

Fonte: PUC Minas

Nenhum comentário: