sábado, 12 de maio de 2012

Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 3 será dia 17 de maio

É preciso ter coragem dereanimar o pensamento critico e a imaginação política.
O pensamento crítico comporta necessariamente uma parte de autocrítica
e outra do pensamento profundo, não imediatista nem oportunista. (5ª SSB)


As Pastorais Sociais do Regional Sul 3 da CNBB realizará no próximo dia 17 de maio, a partir das 8h30min, no Secretáriado da CNBB, em Porto Alegre, reunião de articulação. Entre os assuntos que serão tratados estão: 18º Grito, Rio + 20 e a Cúpula dos Povos; 5ª SSB, particularmente a organização do seminário de 15 de julho, em Santa Maria, que será também o momento do lançamento do 18º Grito; 13º encontro estadual das CEBs.


Abaixo segue relatório da última reunião (20 de abril de 2012)

Rearticulação das Pastorais Sociais (PS):
A reunião começou com uma mística que nos irmanou com nossos irmãos bispos, reunidos em assembléia geral da CNBB, em Aparecida; com as nossas comunidades e companheiros de luta; com os que sofrem, quando, iluminados pela Boa Notícia de Jesus Cristo segundo João 6,1-15, reafirmamos a nossa disposição de sermos testemunhas do Nazareno que ESTÁ VIVO NO MEIO DE NÓS e para que, como Ele viveu e nos ensinou, a PARTILHA se realize e haja muita vida.

Iniciamos o debate deste ponto de pauta com uma constatação: Há uma desarticulação da CNBB Sul 3 com as dioceses, o que dificulta uma pastoral de conjunto. A construção do novo Plano de Pastoral, a partir das Diretrizes definidas pela CNBB para 2011 a 2015, é uma grande oportunidade para impulsionar essa articulação. E há uma grande desarticulação das Pastorais Sociais (PS).

Nas prioridades da Ação Evangelizadora da CNBB Sul 3, no item 2 – “Cuidado com a vida” – a rearticulação das PS está colocada em destaque e como prioridade, bem como as CEBs como um dos compromissos comuns do Regional. Já no retiro das PS, em Caxias do Sul, 2 e 3 de março, foram pensadas formas de dinamização das mesmas, o que se encontra com a orientação da Coordenação Estadual Ampliada de fazer do processo de eleição dos delegados para o 13º Encontro Estadual de CEBs, que será de 26 a 29 de julho de 2012, em Santa Maria, o aprofundamento dessa articulação.

Foi lembrado que em muitas paróquias não há PS. A estrutura paroquial atual não tem ajudado a impulsionar a ação da Igreja sobretudo nos novos campos de missão, em especial na cidades. (1ª Urgência da Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2011-2015 – DGAE: CNBB, doc. 94). As PS, os Movimentos e as ações tradicionais das paróquias parecem Igrejas paralelas. Essa desarticulação acaba deixando isolada cada Pastoral e o desânimo aparece.

Como superar essa questão?
- Retomar a questão do articulador, o que já foi um encaminhamento anterior não efetivado pela CNBB Sul 3. Foi formada uma Comissão para encaminhar esse ponto: Dotto, Altair, Harley, Antônio e Waldir. A Comissão dividiu tarefas e marcou reunião para 8 de maio, às 14 horas, na sede da CNBB Sul 3.2. 5ª Semana Social Brasileira (SSB)Waldir e Frei Dotto deram um informe sobre os desdobramentos da 5ª SSB como o seu lançamento, 19 de março, na Pompéia, (Vai anexo o relatório), e encaminhamentos. Está programado um novo encontro estadual para 15 de julho, em Santa Maria, ocasião em que acontecerá também a Feira da Economia Solidária, 13 a 15 de julho. Esse ato também fará o lançamento do 18º Grito no Rio Grande do Sul. Foi reforçada a necessidade das PS se engajarem neste processo, que pode ser um poderoso instrumento de articulação, não só entre as diversas pastorais, mas também com os movimentos sociais e populares.

A Pastoral Afro tem um seminário 5 e 6 de maio deste ano, na paróquia Santa Rita de Cássia, Gravataí, onde pautou esse assunto.3. 13º Encontro Estadual de CEBs. Foi socializada a orientação da Coordenação Estadual das CEBs quanto ao processo de escolha dos delegados ao 13º Encontro, que será de 26 a 29 de julho de 2012, em Santa Maria: Aproveitar esse momento para envolver-se com as PS e aprofundar essa articulação, que se expresse na composição da delegação. Em nome da Coordenação Estadual das CEBs Waldir fez um convite aos presentes para acompanharem as reuniões das CEBs, no caso da Casa da Partilha (Coordenação das CEBs da Arquidiocese de Porto Alegre), 27 de maio, às 14 horas, na Comunidade Santa Isabel, da Rede de Comunidades Jesus de Nazaré. Já a Coordenação de CEBs do Vicariato de Porto Alegre reunirá 29 de abril, às 14 horas, na Igreja da Pompéia.4. Grito dos ExcluídosForam socializados os encaminhamentos do Encontro Nacional dos Articuladores do Grito 2012, que aconteceu em São Paulo, 13 a 15 de abril, conforme informativo “Ecos do Grito”, nº 153, que vai anexo. Frei Orestes lembrou que, além dos encaminhamentos do Encontro Nacional de Articuladores, temos um compromisso com o lançamento em 15 de julho, em Santa Maria, atividade conjunta com a programação da 5ª SSB.

Foi formada uma Comissão para organizar uma proposta de atividades do Grito no Rio Grande do Sul, integrada por Altair, Waldir, Evanir, Orestes e Vitor, que marcaram uma primeira reunião de trabalho para 04 de maio, às 08h30min, na Paróquia São Francisco. Esse assunto será pauta da próxima reunião das PS, 17 de maio.5. Pastoral da SaúdeAlém do desabafo, já feito na mística inicial da reunião, do completo descaso da Igreja em relação à CF 2012, cujo tema é Saúde e Fraternidade, o diácono Antônio socializou a data e a preparação do Congresso Estadual da Pastoral da Saúde, 15 e 16 de setembro de 2012, convidando as demais Pastorais para participarem, particularmente no dia 16, pela manhã, ocasião também para apresentar a 5ª SSB. Neste dia, às 10h15min, acontecerá um ato público com a provável entrega de uma carta ao governador Tarso Genro e às 11 horas, na catedral, a celebração de encerramento do congresso. Comunicou a data de nova reunião organizadora, que será 26 de abril, às 14 horas, na sede da CNBB Sul 3. Em 10 de maio, a Pastoral da Saúde realizará uma atividade de formação política para o que quer uma assessoria, sendo sugerido também o nome do Frei Wilson Dallagnol.6. Encontro Regional dos DiáconosSerá 22 e 23 de setembro de 2012, no Monte Alverne, ocasião que o diácono Antônio também disponibilizou para apresentar a 5ª SSB.

Comunicação: Foi lembrada a importância da mesma e Vítor disponibilizou a assessoria de comunicação do Instituto São Francisco para ajudar nesta tarefa. É só enviar as matérias para o seu endereço (vitor@institutosaofrancisco.com.br), para serem postadas na página, muito acessada, do Instituto.8. Rio + 20 e a Cúpula dos PovosFoi feito um informe sobre estes eventos e a importância no engajamento das PS, uma vez que este um tema que diz respeito à vida da Terra e dos filhos da Terra. Ficou-se de socializar as informações sobre o assunto para todo o cadastro das PS. Frei Orestes comunicou o seminário sobre a questão ambiental que a SIFRAJUFE realizará 20 de agosto de 2012, para o qual convidarão as PS.9. Pastoral AfroOrganizada em coletivos de jovens, mulheres, homens, comunica José Olídio a iniciativa desta Pastoral que é a leitura da Bíblia sob a ótica do povo negro. Solicitam às PS apoio para entrar nas paróquias para organizar a Pastoral Afro nas mesmas.10. Próxima reunião das PS: Marcada a data da próxima reunião, 17 de maio, quinta-feira, às 8h30min, na CNBB, foram encerrados os trabalhos com a oração do Pai Nosso.11.

Participantes: Diácono Antônio Heliton Alves, Vítor Luiz Hinrichön, Adilina Benetti, José Olídio Mendes, Cinara Dorneles Machado, Altair Pozzebon, Cleusa Mara C. da Silva, Waldir José Bohn Gass, Evanir José Albarello, Frei Orestes Sena e Frei Olávio Dotto.

Por Waldir José Bohn Gass

Nenhum comentário: