Loading...

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Acontecendo nas CEBs Diocese de Jequié-BA

Aconteceu no 06 de maio do no em curso, mas precisamente na Paróquia Maria Auxiliadora, em Jaguaquara-BA, o Encontro Diocesano das CEBs, da Diocese de Jequié/BA com o tema: "...Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu..." Mt 5,10. O objetivo do encontro foi animar a caminhada de nossas comunidades e, ao mesmo tempo, estar em sintonia com a realização do 6º Nordestão das CEB's que será realizado nos dias 19 a 22 de julho deste ano na cidade e Diocese de Itabuna/BA, que tem como tema: Justiça e Profecia a serviço da vida no Nordeste. O encontro teve o seu início com a oração inicial Ofício Divino das Comunidades e a  recepção das paróquias participantes: Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Aparecida, Santíssimo Sacramento, Sagrado Coração de Jesus e Santo Antonio (Catedral) - Jequié/BA; Nossa Senhora das Graças - Maracás/BA; Bom Jesus - Cravolândia/BA, Sagrado Coração de Jesus do Km 43 - BR 116 (Distrito de Stella Câmara Dubois - o famoso Entrocamento de Jaguaquara/BA) e Santo Antonio - Km 100 - Brejões/BA, além da Paróquia Anfitriã. Estiveram presentes, religiosas de algumas congregações, como: Servas da Sagrada Família, Mínimas de Nossa Senhora das Dores, Irmãs da Fraternidade Diocesana e Santa Catarina Virgem e Mártir. Representando o nosso clero, o Pe. Ivonei Silva Santos - Assessor do encontro e da RCC (Renovação Carismática Católica), o Pe. Sidney Marques da Silva - Coordenador Diocesano de Pastoral, o Frei Rutivalter Brito OFMcap - Pároco Anfitrião e Pe. Paulo Silva Assessor Diocesano e do Regional Nordeste 3 das CEB's.
Na oportunidade, o Pe. Ivonei chamou a atenção para a importância do tema na vida das Comunidades Eclesiais de Base. Elas devem ser proféticas e, ter como base de sua fé a justiça de Deus, contra  a uma sociedade injusta. Por isso que, o Sermão da Montanha proclamado por Jesus Cristo é o sinal de que devemos andar na contra-mão da história, resgatando a dignidade do Povo de Deus, através da profecia, da denúncia, do testemunho, do martírio e da justiça, sem se esquecer do nosso compromisso com a e a Vida. Durante o encontro foram mencionados alguns profetas e profetisas, como: D. Oscar Romero, D. Helder Pessoa Câmara, Ir. Dorothy Stang e tantos outros.
Sendo filho gerado na fé pelas Comunidades Eclesiais de Base (Comunidade Pe. Antonio Molina), Pe. Ivonei lembrou de suas raízes, ou seja, o início de sua caminhada de fé e despertar vocacional na vida das comunidades e nos ajudou a aprofundar o verdadeiro sentido das CEB's como Um Jeito de Ser Igreja, Uma Movimentação, enraizada na realidade do chão e não como um movimento eclesial ou como uma pastoral. 
À tarde ocorreu algumas apresentações culturais (o tradicional forró, coreografias e danças) por parte das paróquias presentes alternadas com a assessoria de Reges Silva que apresentou o tema da Campanha da Fraternidade 2012 - Fraternidade e Saúde Pública. O encontro foi encerrado com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Paulo Silva e concelebrada pelo frei Rutivalter brito OFMcap, que na oportunidade o Pe. Paulo ajudou a complementar a reflexão do tema com o texto da Videira Verdadeira (Jo 15,1-8), falando da importância de permanecermos unidos a Cristo Jesus, porque sem Ele não conseguiremos produzir os bons frutos, ou seja, sermos os frutos de agradável sabor ao paladar daqueles e daquelas que ainda necessitam perceber em nós e em nossas comunidades o testemunho, a sabedoria de Deus, a justiça, a profecia, o amor ao próximo e prática dos ensinamentos do Mestre e Senhor. E ainda salientou:  E ainda salientou com as palavras do Bom Pastor (Jesus Cristo): "...sem mim nada podeis fazer...". Jo 15,5.

Fotos do Encontro Diocesano das CEB's


Vista da Igreja e Santuário Maria Auxiliadora


Trem das CEB's





Pe. Ivonei Silva Santos - Assessor do Encontro




Pe. Paulo Silva

Nenhum comentário: