terça-feira, 22 de maio de 2012

5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 – Conquistas, Fragilidades e Perspectivas


A Arquidiocese de Maringá teve a alegria de acolher desde sexta-feira (18/05/2012) os/as representantes das Pastorais Sociais e Organismo do Reginal Sul II que fizeram morada em Maringá no 5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2. O término foi hoje, por volta das 14 horas. Ficou definido com relaçao a 5ª Semana Social Brasileira que cada Arq/Diocese do Regional Sul II trabalharam nas bases e no ano de 2013, de 16 a 18 de março haverá um encontro Regional encerrando a semana social.
De forma resumida, segue abaixo as conquistas, fragilidades e perspectivas apresentado no 5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 (Paraná.
Conquistas: no âmbito da evangelização (pessoa – comunidade – sociedade), dão o rosto que aparece em Puebla – Medellin – Santo Domingo e Aparecida; consiência eclesial; reconhecimento eclesial e pela sociedade dos trabalhos e conquistas das pastorais sociais; passo significatico de estrutura e caminhada; aspecto ecumênico; amparo legal no sentido de se reforçar em termo das Arqui/Dioceses, paroquias e lugares específicos; fazer de pessoas sugeitas da evangelização; documentos elaborados pelas pastorais sociais e organismos.
Fragiliades: reconhecimento e preconceito eclesial, carência de paternidade (defit de respeito, de atenção); relação com o poder público; sustentação financeira para manutenção e administração; articulação enquanto igreja e sociedade (interna e ampla); compromisso do clero; formação de novas lideranças; assessoria.
Perspecitvas: integração – solidariedade – afinidade: no ambito da pessoa – os que mais necessitam; pastoral de conjunto com estilo de vida de ser – o estilo de Jesus de Nazaré (acolhedora – partilha – solidariedade – profetico – fiel ao Reino de Deus); as pastorais e organismos tem que sentarem – conversar – trocar experiência

Nenhum comentário: