terça-feira, 3 de abril de 2012

TV espanhola grava série sobre bispo que enfrentou a ditadura - Dom Pedro Casaldaliga

dom pedro tratada TV espanhola grava série sobre bispo que enfrentou a ditadura

Dom Pedro Casaldáliga, que será retratado em minissérie

Um dos grandes nomes da Igreja Católica nos anos 1970 e 1980, a vida de dom Pedro Casaldáliga, 84 anos, vai virar minissérie, a ser exibida pela TV espanhola (TVE) e pela TV Brasil.

Intitulada Terra Roxa, a minissérie custará R$ 8 milhões e será 95% filmada no Brasil, no segundo semestre, principalmente em São Félix do Araguaia (Mato Grosso), onde o religioso se tornou combatente da ditadura militar (1964-1985) e enfrentou latifundiários e posseiros de terra.

Nascido na Catalunha (Espanha), dom Pedro chegou ao Brasil em 1968, ainda como missionário. Adepto da Teologia da Libertação, a ala mais à esquerda da Igreja Católica, sofreu cinco processos de extradição e várias ameaças de morte.

"Ele é um revolucionário até hoje. Continua defendendo a demarcação de terras dos índios", lembra a produtora Assunção Hernandes.

No Brasil, Terra Roxa terá 13 episódios de 22 minutos cada. Na Espanha, irá ao ar em dois episódios de 85 minutos.

Dom Pedro será interpretado por Eduard Hernández, um premiado ator espanhol (ele fez A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar).

Projeto da produtora espanhola Minoria Absoluta, a minissérie terá 80% de seu orçamento bancado pela Espanha e 20%, pelo Brasil. Na semana passada, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) autorizou a Raiz Produções a captar R$ 1,5 milhão para realizar a minisérie.

Nenhum comentário: