quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fórum de Lançamento da 5ª Semana Social Brasileira - no Rio de Janeiro



Um Fórum de lançamento da 5ª Semana Social Brasileira aconteceu no Rio de Janeiro, no sábado 31 de março de 2012. O evento foi uma parceria da Rede Fé e Política do Estado do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Petroleiros. O tema foi “Estado para quem?” e teve como objetivo reunir lideranças das Comunidades e militantes dos movimentos sociais para dar início a discussão da 5ª SSB no estado. Outro objetivo foi refletir sobre a necessidade de repensar a sociedade como um todo e o modelo de Estado a partir da crise civilizacional, ecológica, econômica, política. Todo o dia nos defrontamos com contradições do modelo de Estado que temos. É mínimo, quando se trata de atender as necessidades e os direitos do povo. Mas é ativo e põe em curso todo seu poder quando estão em jogo os interesses das grandes corporações.

A 5ª SSB se insere no contexto da luta pela democratização do Estado e da participação da Constituinte. Agora, para celebrar em 2013 os 25 da Constituição Cidadã, a 5ª SSB vem propor um grande mutirão da Sociedade Brasileira para impedir recuos e realizar os avanços legais imprescindíveis necessários para que o Estado possa atender adequadamente as necessidades dos grupos excluídos, da biodiversidade e da vida no Planeta.

O Fórum contou com assessoria de Virginia Fontes, UFF e Escola Nacional Florestan Fernandes do MST, que falou sobre “O Estado que Temos”. Ivo Lesbaupin da Ong Iser Assessoria que falou sobre “O Estado que Queremos”. Emanuel Cancella, presidente do Sindipetro, abordou o tema “Transformações recentes do Estado e os impactos na sociedade brasileira”.

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, lideranças das pastorais, militantes de movimentos sociais, de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro.

Dando seguimento ao processo de discussão da Semana Social está prevista uma Sessão Solene de Abertura da 5ª SSB na Assembleia Legislativa do Estado, no dia 09 de abril. É uma iniciativa da Rede Fé e Política com o Mandato do deputado Robson Leite. Contará com a participação dos deputados Chico Alencar, Alessandro Molon, Marcelo Freixo, Inês Pandeló e de dom Luciano Bergamini, bispo da diocese de Nova Iguaçu, Ivo Lesbaupin do Iser Assessoria e Marina dos Santos, do MST.

Também está previsto um Seminário de Capacitação de Agentes Multiplicadores, que será realizado de 19 a 20 de maio, em de Duque de Caxias.

Nenhum comentário: