domingo, 22 de abril de 2012

CEBI Centro-Oeste: Direitos sexuais e reprodutivos são tema de encontro


Ampliar imagem












Nos dias de 14 e 15 de abril, estiveram reunidas, em Campo Grande-MS, pessoas representantes das coordenações do CEBI dos estados de Rondônia, Tocantins, Brasília, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.  O objetivo foi (re)ver a caminhada desta região e efetivar a formação interna do Conselho.
Depois de ter feito memória da Assembleia (antigo Polo Centro Oeste) de agosto em Brasília e dos desafios propostos para o triênio de 2012-2014, foi dado destaque para os seguintes pontos: realização de um Encontro Celebrativo Regional em 2013; continuidade ao Encontro de Representantes Estaduais, conforme a antiga organização do Polo; elaboração de material escrito, a partir dos seminários a serem realizados em 2012 nos estados que compõe esta região, para em seguida ser publicado no PNV com as temáticas Gênero e Juventudes.
Direitos Sexuais e Reprodutivos: um tabu a ser superado 
O momento de formação foi facilitado pela psicóloga Keila de Oliveira que fez reflexões sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos. Considerado um tabu nos espaços das igrejas, o tema se coloca cada vez mais urgente. O desconhecimento da sociedade reforça as análises moralistas, que não contribuem, por exemplo para a salvação das vidas de mulheres e crianças, vítimas de todas as formas de violência (ver a esse respeito o artigo de José Comblin, Descriminalizar o aborto para salvar mães e crianças).
Além disso, conversou-se, também, sobre a questão financeira em como direcionar o valor recebido pelo projeto. Ainda foi apresentada a nova estrutura organizacional do CEBI, depois da última Assembleia Nacional ocorrida em Guarulhos.
A avaliação da reunião, no geral, foi muito boa: por ser um grupo pequeno houve uma grande participação dos/as representantes; a presença de pessoas novatas no Conselho; a partilha de vida dos serviços neste espaço; a articulação na organização desta reunião.
A próxima reunião ocorrerá de 01-03 novembro de 2012 e os estados a serem consultados para a realização serão Rondônia ou Brasília.

Nenhum comentário: