segunda-feira, 30 de abril de 2012

12º ENCONTRO DIOCESANO DE CEBs - Caxias do Sul

        Uma das atividades que aconteceu no 12º Encontro Diocesano de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no último final de semana, na paróquia Menino Deus, em Caxias do Sul, foi a reflexão sobre a saúde na agricultura familiar, na economia solidária, na vida comunitária, na política e na família.
        As cinco oficinas, realizadas na tarde de sábado, foram distribuídas em comunidades da paróquia, cada uma delas debatendo um aspecto com assessores convidados. Na manhã do domingo, após a celebração eucarística, os grupos apresentaram os resultados do debate.

        Confira abaixo algumas imagens das oficinas:

A saúde que vem da convivência comunitária:




A saúde que vem da economia solidária:




A saúde que vem da família:




A saúde que vem da agricultura familiar:





A saúde que vem da política:




Apresentação do resultado das reflexões das oficinas, na celebração eucarística, no domingo de manhã:






Na cidade de Caxias do Sul o 12º encontro  de CEBs da diocese de Caxias do Sul. 

Dias 28 e 29 de abril de 2012, nos bairros Serrano,  Eldorado, Santo Antônio, Jardim Iracema e São Ciro II.

 oficina - Abertura do encontro de CEBs no bairro São Ciro II 


Na manhã deste sábado, 28 de abril, na paróquia Menino Deus, bairro Serrano, em Caxias do Sul, iniciou o 12º Encontro Diocesano de Comunidades(CEBS), com o tema Missão e Ecologia  com o lema:Comunidade: vida com saúde. Os participantes foram acolhidos no salão paroquial, onde aconteceu o credenciamento e um momento de animação.


Apresentação dos participantes

Em seguida, o grupo se dirigiu à igreja, onde ocorreu uma reflexão sobre o tema do encontro, que foi conduzida por Dom Paulo Morelli, (bispo emérito da diocese de Duque de Caxias) dentro do espírito de compreensão e animação das comunidades eclesiais de base.
À tarde ocorreram oficinas nas comunidades da Paróquia Menino Deus do bairro Serrano o tema foi a saúde que vem da vida comunitária. No Eldorado na igreja São Leonardo Murialdo, com o tema economia solidaria, no bairro Santo Antônio na igreja Santo Antônio com o tema Saúde que vem da família, jardim Iracema na igreja São José com o tema a saúde que vem da agricultura família e no bairro São Ciro II na igreja Santa Clara a oficina a saúde que vem da política economia solidária.  


Equipe da acolhida na Comunidade Santa Clara

Na parte da tarde a equipe de reportagem acompanhou a oficina de saúde e política na comunidade do bairro São Ciro II no salão da igreja Santa Clara. O padre Jorge Parizotto falou sobre o tema a saúde com o tema saúde se difunde sobre a terra. Conforme o padre Jorge ponderou dividiu em 3 pontos a realidade da comunidade e o evangelho. O segundo ponto, o que se deve fazer, o agir as experiências dentro da comunidade, e por último o compromisso das CEBs dentro da saúde, no ver, julgar e agir.


Momentos antes da palestra

 Depois da abertura com o padre tivemos a ex-secretaria da saúde da administração PEPE, Justina Onzi palestrando sobre a saúde com o tema da campanha da fraternidade, do dever dos governos sobre a saúde e das leis, assim seguiu a palestra sobre a saúde.
 Após a palestra o grande grupo foi dividido em 3 grupos onde foi debatido a questão sobre a política e a saúde. A seguir os participantes concluíram assuntos ao grande grupo praticamente com os mesmos ideais, como por exemplo trazer pessoas com conhecimentos sobre a saúde no caso explicando para as comunidades este assunto. E  mais envolvimento das pastorais neste assunto.


Oficina sobre política e saúde com Justina Onzi falando sobre o assunto

 As atividades seguem no domingo dia 29 de abril na igreja Menino Deus do bairro Serrano.com a celebração, partilha das oficinas e os encaminhamentos para o Encontro Estadual de CEBs, nos dias 26 a 29 de julho na cidade de Santa Maria RS.       


Grupos de trabalho na parte da tarde

 Fotos:Mauro Edson de Souza

Nenhum comentário: