sábado, 11 de fevereiro de 2012

Preparando o 13º Intereclesial das CEBs - POR UMA IGREJA ROMEIRA E MISSIONÁRIA



No ano do aprofundamento em preparação ao 13º Intereclesial das CEBs “Justiça e Profecia a Serviço da Vida – CEBs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”, o Secretariado Nacional das CEBs sai em campo visitando e acompanhando os encontros formativos das Comunidades, encaminhando as ações do plano de evangelização da Diocese de Crato.

De 04 a 12 de fevereiro aconteceu a Semana de Formação nas Comunidades da Paróquia de São Sebastião, em Mangabeira/CE. A primeira paróquia a nos convidar a fazer uma semana intensa de preparação. Evangelizar é a missão de todos, pois esta é a essência da Igreja.
Os Encontros formativos das Comunidades de Mangabeira teve total apoio e incentivo do Pe. Lindomar que acompanhou a Equipe Missionária do Secretariado. A abertura se deu no sábado dia 04 no Salão Paroquial, onde o Pe. Lindomar fez a acolhida a todos e falou da importância desta semana de formação. Estiveram presentes as lideranças das pastorais, movimentos e das comunidades: Flores, Limoeiro, Carnaubinha, Aroeiras, Taquari, Maniçoba, Pátio, Massapê, Alto e Cerca. E durante toda a semana as formações se deram nestas comunidades citadas com muito acolhimento, animação, formação, conversas, resgate de histórias, oficinas, celebrações e muita partilha.

A equipe do Secretariado Nacional das CEBs se fez presente com: Pe. Vileci Vidal, Carioca, Irmã Daniele, irmã Janaína, Rozelia, Gelmar, Nininha, diácono Lula e a articuladora do regional NE I, a irmã Elvira Lavor, que veio da Diocese de Iguatu/CE.

Pe. Vileci iniciou apresentando a todos Jesus, como animador da Comunidade dos doze. Uma riqueza de conteúdo, pois enfatizou o caráter dos discípulos, destacando a autenticidade do missionário no entendimento de como um líder missionário deve se comportar, sem autoritarismo, mas conhecendo a todos e aceitando as diferenças. Ele orientou como fazer o caminho, tendo uma conversão a ser realizada e a ser construída com esperança para que todos possam situar-se verdadeiramente dentro de uma comunidade. “Ser líder é, portanto, mais dinamizador de esperança, que controlador de realidades”.

Para ser uma Igreja toda missionária, ela deve sair de dentro e ir onde o povo está, esta é a essência da missão. Jesus não quer adoradores, ele quer seguidores para que tornemo-nos discípulos e missionários seus. E esta é a bandeira de luta das Comunidades Eclesiais de Base, resgatar a história do povo, incentivando o seguimento de Jesus, criando e formando uma verdadeira REDE DE COMUNIDADES até os confins da terra (Cf Atos 1,8). E assim, continuaremos a missão rumo ao Centenário da Diocese de Crato, em 2014.


Rozelia Costa Secretariado Nacional das CEBs – Setor Comunicação


"Não são os grandes planos que dão certo, mas os pequenos detalhes" (Padre Cícero)

Nenhum comentário: