quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Congresso Teologia celebrará o Vaticano II e a Teologia da Libertação

Os dois fatos inauguram uma trajetória da teologia na América Latina e Caribe e são reconhecidos como os dois acontecimentos que mais marcaram a trajetória das Igrejas cristãs, daí a necessidade de reflexão deste cinqüentenário através de um Congresso Continental de Teologia.

A 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida, Brasil, de 13 a 31 de maio de 2007 trouxe novo impulso à tradição latino-americana, mostrando a oportunidade do momento atual para mobilizar a comunidade teológica, depois os católicos tiveram de anos particularmente difíceis, marcado por tensões, desencantamentos, falta de perspectivas, dispersão e até desmobilização de teólogos e teólogas.

O Congresso Continental tem por finalidade olhar para o futuro, prospectivamente, debatendo as tarefas futuras da teologia na América Latina, a partir do novo contexto globalizado e excludente na área cultural, social, político, econômico, ecológico, religioso e eclesial.

O congresso objetiva a reflexão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e o impacto da obra Teologia da Libertação, perspectivas, de Gustavo Gutiérrez. Os organizadores pretendem fazer uma análise da conjuntura cultural, socioeconômica e político-mundial, sem perder de vista a realidade dos povos, contribuir para que a teologia latino-americana continue sendo instância retroalimentadora das comunidades eclesiais inseridas no mundo pluralista e globalizado.

Nenhum comentário: