sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carta da 3ª Ampliada Nacional das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base


Carta Final dos participantes da 3ª Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base

Cerca de 120 delegados, representando os 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram, em janeiro, do Seminário Nacional, em Juazeiro do Norte, no Ceará, que apontou as diretrizes para o 13º Intereclesial, marcado para janeiro de 2014. Os participantes discutiram ainda o aprofundamento do tema “Justiça e profecia a serviço da vida” e o lema: “CEBs, romeiras do Reino no campo e na cidade”.

Abaixo segue a carta final assinada pelos participantes da 3ª Ampliada Nacional das CEB’s:

CARTA DA 3ª Ampliada Nacional das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base)

Irmãos e Irmãs romeiros/as do Reino,

Mais uma vez o Cariri nos acolhe. Bispos, membros da Ampliada Nacional e assessores/as participaram do Seminário que seguiu-se com a 3ª Ampliada Nacional em preparação do 13º Encontro Intereclesial das CEBs. No dia 23 de janeiro de 2012 fomos acolhidos/as carinhosamente no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, na Diocese de Crato. Dom Fernando Panico afirmou que “as CEBs desenvolveram uma sensibilidade social para os desafios reais da comunidade que exigiram um esforço de mobilização na afirmação do seu valor humano, social e eclesial. E na medida do crescimento da sua consciência crítica e das suas ações de solidariedade, tornam-se o espaço do anúncio da Boa Nova para os excluídos e oprimidos da nossa sociedade".

No segundo dia os estudos do seminário iniciaram com um alerta ecológico do Roberto Malvezzi, o Gogó que luta pela preservação do Rio São Francisco na CPT da Bahia. Na tarde deste dia, a professora Alba Carvalho e o Pe. Manfredo Oliveira falaram da crise de valores inerente na cultura urbana que também no campo se espalha.

Padre José Marins e a Irmã Teolide Trevisan, já no dia 25 desenharam a presença das CEBs no continente Latinoamericano e Caribenho. A última apresentação foi feita pela Irmã Mercedes e Rafael, ambos do CEBI, que resgatou a caminhada profética do Antigo Testamento, modelo para nossa ação na realidade desenhada pelos assessores anteriores. A cada tema a plenária participava com ressonâncias e reflexões.

A ida para o Caldeirão significou um mergulho na espiritualidade do Beato Zé Lourenço que quando tudo parecia perdido, iniciou uma experiência transformadora, caracterizada pelo trabalho, oração e abundância que trouxe esperanças para os deserdados sofredores da seca.

Neste mesmo dia 26 de janeiro, no início da noite a Ampliada Nacional e os/as assessores/as das CEBs deixaram-se encantar pela vida romeira assistindo ao filme “Nos caminhos do Juazeiro”.

Durante dois dias debruçou-se sobre a organização do 13º Intereclesial em vários aspectos: Conhecendo o planejamento e sua execução, discutindo e apresentando sugestões para a programação, informando-se sobre as atividades das CEBs em nível Continental, apreciando os textos encaminhados pelos/as assessores/as que irão compor o texto base.

Alegramos-nos com algumas boas noticias. O Ministério do Desenvolvimento Social reabriu o diálogo com a Articulação do Semi Árido (ASA), criando perspectivas para a continuidade do “Programa Construção de um milhão de Cisternas”. A Presidenta Dilma condenou veemente a intervenção violenta da polícia em Pinheirinhos, São José dos Campos/SP. O bispo da diocese, Dom Moacir Silva, em nota, colocou a igreja solidária com as vitimas desapropriadas.

Motivados por estas boas novas, nos despedimos incentivando todas as comunidades a continuarem na luta profética em busca do Reino da Justiça, acompanhadas com as benções de Nossa Senhora das Candeias e do exemplo incansável de Pe. Cícero Romão Batista.

Crato, 29 de janeiro de 2012

Nenhum comentário: