terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sindrome do abandono em animais e Florais de Bach




“Devemos ser mais tolerantes, indulgentes e compreensivos quanto às diferentes formas pelas quais cada indivíduo e cada coisa trabalha pela sua perfeição final.” Edward Bach

Segundo o médico veterinário, Dr. Carlos Renato Murta, “síndrome de abandono, é um estado anormal de euforia, em que o cão fica quando seu proprietário chega em casa. Ele lambe o dono, pula e late – inicialmente. Com o passar do tempo, o cão pode apresentar tremores por todo o corpo, latir desesperadamente, ter descontrole de urina e fezes, até chegando a desmaiar ou convulsionar, nos casos mais graves. Isso não é saudade – é uma doença comportamental e, deve ser tratada pois, causa muito sofrimento ao cão.”

A síndrome do abandono, é uma alteração comportamental, cuja principal característica é a angústia, o sofrimento excessivo do cão, a cada vez que seu dono sai, mesmo que por poucos minutos.

Esta doença tem caráter progressivo e, o cachorro vai alterando os sintomas para pior, usando, até mesmo de estratégias, para evitar o afastamento de seu dono – vomitar, mancar, etc. O animal começa a tiranizar seu proprietário.

Os cães, são animais que possuem comportamento de grupo, de matilha, desde seus ancestrais, os lobos. Têm regras sociais e hierárquicas, muito complexas. O objetivo, é a sobrevivência da comunidade. Assim, os cães, tendem a demonstrar estresse, frustração e ansiedade quando deixados sozinhos. O homem, quando domesticou o ancestral do cão, interferiu no equilíbrio que havia no bando, criando problemas de identidade nesses animais. Devido à crescente humanização, eles vêm apresentando problemas de comportamento.

O cão terá sempre, por herança genética, comportamento social, de matilha e, não gosta de ser deixado sozinho. Para o cão, o ser humano faz parte do seu grupo e, geralmente, ele vê seu dono como líder. A matilha necessita de um líder que, é aquele que protege os demais e impõe regras para que a matilha prospere.
Na síndrome do abandono, o proprietário, muitas vezes, começa inadvertidamente, a incitar este tipo de reação no cão pois, quando chega em casa, faz carinhos muito intensos e excessivos. O cachorro “aprende” esta forma de reagir, querendo, cada vez mais, receber atenção do líder.

Em casos mais graves, o veterinário deve ser consultado, para medicar o animal, para diminuir a ansiedade e tensão.
Para começar a tratar o animal, o proprietário deverá ignorar o comportamento inadequado, só fazendo carinho quando este acalmar-se.

Florais de Bach:
O uso de flores e plantas no tratamento humano é muito antigo . Pesquisas indicam que as flores já eram utilizadas com este objetivo antes de Cristo. Os aborígenes australianos comiam a flor inteira para obter os seus efeitos. Tanto os egípcios como os africanos e os malaios já faziam uso das flores para tratar os desequilíbrios inglês, resgatou o uso da terapia das flores.

Há registros que, no século XVI, Paracelso, famoso alquimista, já utilizava as essências florais para tratar seus paciente.
Edward Bach (1886 – 1936), renomado médico patologista e bacteriologista , atuante por mais de 20 anos em Londres, abandonou sua prática em 1930 para dedicar-se integralmente à pesquisa de seu método de cura pelas flores.

Desde cedo, em sua época de estudante, interessava-se mais pelos pacientes do que por suas doenças, pois sentia que ocupar-se dos sintomas físicos não era o bastante. Todos os remédios usados em seu método de tratamento são preparados a partir de flores , arbustos e árvores silvestres. Não são prescritos diretamente segundo o mal estar físico mas sim, de acordo com o estado mental do paciente.

Todo estado emocional negativo gera desequilíbrios no indivíduo que , acaba tornando-se presa de problemas físicos, o que não aconteceria se o estado mental fosse de equilíbrio. Os remédios de Bach tratam as pessoas e os animais doentes e, não as doenças. Os florais são produzidos a partir da retirada da energia das plantas de que são feitos.

O Dr. Bach nos ensinou que, a doença e o sofrimento são sinais de que o paciente possui um aprendizado a realizar, a fim de reconquistar a harmonia e o equilíbrio perdidos.

Princípios básicos das essências florais de Bach:
- tratam o indívíduo e não a doença
- sistema simples e natural de cura
- nenhuma essência pode causar danos ou dependências - não há química . A essência é energética , vibracional .
- podem ser usadas com qualquer outro tratamento – é um tratamento complementar e não alternativo
- efetividade – a efetividade pode ser observada em indivíduos inconscientes, em coma , em crianças , em animais e plantas
- sistema de cura completo
- as essências não substituem a medicina veterinária ortodoxa .

“ A existência e evolução das plantas corresponde a um longo aprendizado de harmonia com as leis do universo . O ser humano também vive sob estas leis , e é por isso que o aprendizado das plantas é , simbolicamente , análogo ao dos homens.
Quando a planta floresce todo o seu aprendizado fica disponível para o novo ser que irá se formar . As essências florais são , antes de tudo , a experiência da planta em busca de sua harmonia com as leis da natureza .” - Regis S. Mesquita de Oliveira.

Florais de Bach, utilizados para tratar o comportamento inadequado do cão, na síndrome do abandono. Esta relação não é um guia – é, meramente, uma sugestão. Consulte o terapeuta floral:

- vervain
Para tratar o excesso de euforia. Animal muito barulhento, muito agitado. Trata o excesso de entusiasmo e a impulsividade.
- honeysuckle
Para tratar a saudade.
- chicory
Para tratar o amor condicional, o apego, a possessividade. Para animais que latem, mordem, mancam ou vomitam para impedir que sejam deixados sozinhos.
- heather
Para tratar o animal que sofre muito com a solidão. Trata animais que fazem barulho para chamar atenção ou por sentirem solidão. Trata animais barulhentos, inoportunos , destrutivos ou sujos quando deixados sozinhos. Para tratar o animal “manhoso”.
- holly
Trata os ciúmes destrutivos. O animal é destruidor, agressivo, vingativo.
- cherry plum
Trata comportamentos incontroláveis, compulsividade. Descontrole quando vê o proprietário. Para incontinência urinária e fecal. Para tratar convulsões.
- willow
Trata o ressentimento, a mágoa, o negativismo. O animal sente-se injustiçado, um coitadinho. Para animais que parecem se vingar ou mostrar rancor, urinando em lugares impróprios ou destruindo coisas que pertencem ao dono.
- agrimony
Para tratar a angústia, o tormento interior. Trata a ansiedade.


Dra. Martha Follain






Nenhum comentário: