quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Encontro Nacional da PJ - Jovens efetuam visitas missionárias às famílias de Maringá



Decorre na cidade de Maringá, no norte do Paraná, o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. O evento, que teve início a 8 de janeiro, reúne mais de 600 jovens coordenadores, líderes e assessores dos 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e decorre até 14 de janeiro. Na manhã de 10/01, os participantes foram enviados em grupos para 12 paróquias da região de Maringá, onde fizeram visitas missionárias às famílias, adianta a Revista Missões.

O objetivo desta missão era levar os jovens a contactar com a realidade local e fomentar a partilha de experiências, conta Jaime Patias, missionário da Consolata. O envio dos jovens aconteceu durante a oração da manhã com a bênção do arcebispo de Maringá. Anuar Battisti espera que realização do evento motive a Igreja local a evangelizar a juventude. «Deus queira que esse Encontro deixe uma marca no coração de todos os jovens e traga um novo entusiasmo para que a Missão não se perca. O resgate da juventude deve ser feito através de novos métodos como a arte, a música, o teatro e outras formas de linguagem», afirmou.

«A gente recebe as pessoas como Jesus ensinou, no amor e na fraternidade. A chegada de vocês aqui hoje é tão importante e nos dá grande satisfação», afirmou José Tognolli, uma das pessoas que recebeu a visita dos jovens.

«A Missão realmente é cumprida quando a gente sai, deixa tudo e vai ao encontro dessas famílias. Ver esta comunidade eclesial crescer foi uma experiência rica por que cada um traz o seu cheiro, o seu gosto para estar perto e a gente pode partilhar a palavra de Deus a partir dessa vivência de fé. Havia famílias que a gente olhava e via o desespero, mas no momento em que começavam a rezar as pessoas iam-se entregando ao Senhor e abriam-se à mensagem de esperança», explicou um dos jovens, Pedro Paulo. Gabriel Pires, jovem de 18 anos de idade, coordenador nas comunidades, destaca: «O Encontro Nacional da Juventude tem como riqueza a diversidade. A partilha gera novas ideias. Tiramos muitas ideias vindas de outros estados para a nossa paróquia e vamos montar o grupo e animar a juventude nas CEBs».

A Missão dos jovens concluiu-se com celebrações nas paróquias e um momento de confraternização organizado pelas comunidades. Valdir Egea, da paróquia de São Francisco de Assis, manifestou a sua alegria aos jovens. «Estamos muito felizes pela vossa presença e pela recetividade das Comunidades Eclesiais de Base, CEBs», afirmou o sacerdote. «Precisamos de muita oração e de ação. Sem oração a vida perde o seu sentido. Temos de nos alimentar da autoridade de Deus, da pastoral, dos movimentos. Para isso precisamos de conhecimento como Jesus que falava com autoridade porque conhecia», acrescentou.

Cristina Santos

Nenhum comentário: