sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Curso de formação litúrgica para o Nordeste é realizado em Crato



Acontece no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, na diocese de Crato (CE), o Curso de Formação Litúrgica para o Nordeste do Brasil, comumente conhecido como “Nordestão de Liturgia”.

São cerca de 153 participantes, provenientes de seis estados do nordeste, refletindo sobre a liturgia e objetivando construir, como discípulos missionários de Jesus, um saber teológico-litúrgico, a partir de suas práticas celebrativas.

O curso acontece em três etapas, uma a cada ano, com duração de aproximadamente duas semanas, e reúne leigos, religioso, seminaristas e padres. Este ano 67 pessoas fizeram a inscrição na 1ª etapa, 48 na segunda etapa e 38 na terceira; a previsão é de que os estudos se estendam até o dia 21 de janeiro.

Este Nordestão é assessorado por dom Fernando Panico, bispo de Crato (CE), padre Hernaldo Pinto Farias, assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Marcelino Sivinski; frei Faustino Paludo; padre Joaquim Ivo, Marly Gondim, padre Josenildo Nunes, padre Ricardo Sales, padre Wesley, padre Eliomar Ribeiro, padre Alberto Reani, padre Jonilson e irmã Annete.

A metodologia destes dias de formação privilegia a mistagogia a partir do rito celebrado, marcado pela participação na construção do conhecimento em mutirão, onde todos partilham suas experiências e descobertas, na celebração do Mistério Pascal acontecendo na história.

A coordenação do curso também esteve reunida para tratar da liturgia do 13º Intereclesial das CEBs, que acontece em 2014, em Crato.


Nenhum comentário: