sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"Em solidariedade com as comunidades ameaçadas de remoção"



CEBs Fortaleza-CE : Conclamam para Vigília de Natal

“...Porque não havia lugar para eles” (Lc 2,7) é o lema natalino da III Vigília das CEBs da Arquidiocese de Fortaleza, a se realizar na noite desábado (17/12) para domingo, a partir das 21:00 h, na capela da comunidade Trilha do Senhor (Rua Marechal Rondon, 313, no trilho, paralela à Via Expressa, entre Av. Santos Dumont e Pe. Antônio Tomás).

Fruto de uma tomada de posição das CEBs na última Assembleia Arquidiocesana, a Vigília persegue dois objetivos: (1) o de emitir, publicamente, um sinal de apoio e solidariedade com as inúmeras famílias ao longo do trilho, aflitas diante da ameaça aguda de remoção por causa das obras da COPA de 2014: é como se ouvíssemos a própria voz do Senhor, em sua angústia no Getsêmani: “Vocês não puderam vigiar nem sequer uma hora comigo?”;e (2) o de denunciar, também publicamente,as injustiças cometidas contra os legítimos direitos dos moradores, por parte do Governo do Estado: é contra as nossas autoridades estaduais e municipais que queremos volver o clamor do profeta: “Ai dos pastores de Israel que são pastores de si mesmos! Não é do rebanho que eles deviam cuidar?” (Ez 34, 2b).

Estão previstos na programação muita oração, informação, reflexão, cantoria e até uma procissão noturna pelo trilho que visitará várias comunidades da área. Um sopão reforçado será oferecido no meio da noite, “pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26, 41).

As CEBs conclamam a todos os irmãos e irmãs sensíveis nesta grande Arquidiocese a se unirem nesse ato de solidariedade cristã e resistência cívica. Que o Senhor não nos encontre cochilando nessa hora de aflição!

Carlo Tursi, pela Coordenação Arquidiocesana de CEBs de Fortaleza

Nenhum comentário: