domingo, 4 de dezembro de 2011

CEBs , Diocese de Picos - Piauí

Aconteceu em Picos durante os dias 26 e 27 de novembro a Assembleia Diocesana das Comunidades Eclesiais de Base com a presença de 28 participantes oriundos das CEBs nos zonais que formam a Diocese de Picos.

A Assembleia foi assessorada pela professora Maria Aurenir da Silva Paiva, que abordou a animação das CEB’s, fazendo uma memória da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base nos últimos anos e a necessidade de reanimação e organização.

Durante a sua fala, a assessora destacou alguns desafios das CEB’s no mundo contemporâneo, o processo vivido de Profetismo, Descrédito e Resistência. Profetismo no campo do anúncio da Palavra de Deus, bem como denúncia da miséria e desigualdade social que assolam as comunidades; Descrédito pelo fato de muitas pessoas acharem que as CEBs morreram, quando continuam vivas, e Resistência por se tornarem fortes diante das mudanças de época.

Na oportunidade, o Pe. Antonio Mendes refletiu sobre que cada um pode fazer para reanimar as Comunidades Eclesiais de Base nas paróquias, com base na partilha dos participantes, foi decidido que em 2012 será realizado o Mutirão Diocesano das CEBs, missões em nível de zonal, com a finalidade de resgatar a identidade destas comunidades, o compromisso de participação no poder público a partir dos conselhos municipais, e a priorização da troca de experiências e leitura orante dentro e entre as Comunidades Eclesiais de Base.








Nenhum comentário: