terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Carta final do 3º Encontro de CEBs da Diocese de Almenara

Diocese deAlmenara Bandeira - MG - 2 a 4 de dezembro de 2011

Com muita alegria nos reunimos nesta cidade para assumirmos a “Bandeira da luta”, recebendo a bandeira de cada paróquia, confeccionada com retalhos, pelas mãos habilidosas de lideranças de nossas Comunidades Eclesiais de Base. Também fomos convidadas/os a comermos na cuia, valorizando a simplicidade e o despojamento da vida camponesa.

A maioria das paróquias de nossa diocese estiveram muito bem representadas. Contamos também com a presença de Padre Isnaldo e mais duas lideranças de Pedra Azul, diocese de Araçuaí. Mais de 80 pessoas participaram.

Nossa reflexão, coordenada por Frei Gilvander, se deu a partir do tema e lema da CF/2012: Justiça e profecia a serviço da vida. Que a saúde e a vida em plenitude se difundam sobre a terra.
Nos organizamos em 4 grupos de estudo, com os seguintes sub-temas: JUSTIÇA, SERVIÇO, SAÚDE e PROFECIA.

Aí tivemos muitas denúncias, muitos anúncios e apelos, entre os quais:
- registrar as situações de injustiças e impunidades que acontecem em nossas localidades;
- que nossas ações pastorais tornem-se também luta pela conquista das políticas públicas;
- que reforcemos o grito profético das comunidades de base como profecia coletiva;
- que a CF/2012 nos estimule á prática da saúde alternativa e à busca dos alimentos e sementes sem agrotóxicos;
- e um grande apelo à presença e apoio dos padres às Comunidades Eclesiais de Base.

Vivemos momentos fortes de caminhada, de celebrar a vida, de renovar nossas esperanças e compromissos com o PROJETO DE JESUS num jeito de ser Igreja à partir das bases.

Registramos nossa gratidão ao Padre Ernesto que conseguiu a assessoria do Frei Gilvander, a presença cantante de João Bento, camisetas, bolsas, cuias... para todos os participantes; e não mediu esforços para que tudo acontecesse da melhor maneira possível.

Neste 2º Domingo do Advento retomamos o convite de João Batista que nos convoca a preparar o caminho do Senhor para receber AQUELE que vai chegar! Feliz Natal e abençoado Ano Novo!

Abraços e orações de todas e todos aqui presentes.

Nenhum comentário: