quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

3º Encontro Diocesano de CEBs em Bandeira-MG



Diocese de Almenara


"Eu vou participar das CEBs um novo jeito da Igreja ser"

No 2º final de semana do Advento, já em clima de espera do nascimento do Menino Deus, a Diocese de Almenara realizou na Paróquia Senhor Bom Jesus, situada na acolhedora cidade de Bandeira, durante os dias 2, 3 e 4 de dezembro, o 3º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base; que trazia como tema: “Justiça e Profecia a Serviço da Vida” e o lema: “Que a Saúde e a Vida em Plenitude se Difundam sobre a Terra”.
Para fortalecer a nossa luta, contamos com a assessoria de Frei Gilvander, a participação cantante do companheiro João Bento, cantores de Divisópolis e mais de 120 companheiros que vieram representando 11 paróquias das 17 da nossa diocese, reforçando ainda a participação integral de Pe. Isnaldo e duas paroquianas que vieram da diocese irmã de Araçuaí, para animar ainda mais o nosso encontro.


Dentre as tão sábias falas de frei Gilvander, queremos destacar a tão grande luta pela justiça que, segundo ele, "A luta pela justiça é dura, mas quando você faz ela traz um bem danado"; nos leva à persistência como irmãos e companheiros.
Juntos, trocamos experiências cotidianas que nos fortaleceram e aprofundaram em nós ainda mais, o tema e o lema supracitados. Vale ressaltar a satisfação do pároco anfitrião Pe. Ernesto, grupo de jovens de Bandeira e da equipe diocesana, pela construção partilhada do encontro. Um verdadeiro marco de trabalho, um mutirão para construção do mesmo — reavivando em nós a experiência de partilha vivida pelas primeiras comunidades cristãs, sendo a solidariedade a única fonte mantedora do nosso encontro.
Como companheiros de luta, demos mais um passo rumo ao progresso ao lado dos menos favorecidos e segundo a missão proposta no Santo Evangelho!
Após assistir ao filme: "O Veneno Está na Mesa", que retrata o quanto de agrotóxico que os brasileiros estão consumindo, pensamos em algumas estratégias de ação baseadas no texto base da Campanha da Fraternidade de 2012 e de algumas experiências de umas agentes de saúde alternativa da cidade de Fronteira dos Vales-MG.
"Fazer que haja mais justiça e pão na mesa do irmão, aquele que produz riquezas com a força de suas mãos!!!
CEBs, o antigo, novo modo de ser Igreja.
Cinthia Vianah

Nenhum comentário: