quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rede Ecumênica da Água promove Fórum Global em Nairobi

Nairobi, capital do Quênia, país que fica na África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e a leste pela Etiópia, acolheu nos dias 25 a 27 de outubro, o Fórum Global de reflexão sobre a água no planeta. Promovido pela Rede Ecumênica da Água (Reda), o encontro contou com a participação de 25 pessoas vindas da Ásia, África, Europa e das Américas Latina e do Norte.

Os participantes do encontro dedicaram-se ao estudo da visão, missão e objetivos da Reda, e definiram o programa de ação da organização para os anos 2011 - 2013.No dia 28, aconteceu também a reunião do Grupo Internacional de Referência (GIR), organismo da Reda formado por representantes de organizações participantes da Rede Ecumênica da Água. Esse grupo tem como missão prestar assessoramento, apoio e orientação ao pessoal do programa da Reda no Conselho Mundial de Igrejas em questões de planejamento, implementação de projetos e avaliação das atividades, desenvolvimento de estratégia e formulação de políticas.

Rede Ecumênica da Água

É um organismo do Conselho Mundial de Igrejas, constituído por organismos e movimentos cristãos, com a finalidade de favorecer a reflexão sobre as questões relativas à água, como o acesso, o saneamento, a mercantilização. Seu objetivo principal é a afirmação da água como bem público e direito humano. Busca sensibilizar as Igrejas e a sociedade sobre a urgência de assumir compromissos que favoreçam a todas as pessoas o acesso à água potável. Para isso, propõe incentivar pessoas a influenciarem nas decisões governamentais que favoreçam a conservação, a gestão responsável e a distribuição equitativa da água para todos. Essas questões são refletidas à luz da fé cristã, que compreende a água como um Dom de Deus.


Fonte: CEBI

Nenhum comentário: