terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jerônimo Monteiro-ES, vai sediar 7º Encontro de CEBs





De 4 a 6 de novembro de 2011, na Igreja Matriz de Jerônimo Monteiro-ES, vai acontecer o 7º Encontro de CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, com o tema CEBs: Ecologia e Missão, e o lema Comunidades em missão a serviço da vida. O evento vai contar com cerca de 1.000 delegados de todas as comunidades eclesiais católicas espalhadas pelo sul do Estado, além de diversos convidados, entre os quais, algumas personalidades políticas que iniciaram suas caminhadas nas CEBs.




A CEB

A CEB é uma experiência surgida na Igreja católica no Brasil no início da década de 1970, no clima de participação popular surgido com o Concílio Vaticano II. Os primeiros encontros nacionais de CEBs aconteceram em Vitória-ES, com a presença de grandes teólogos como Leonardo Boff e Frei Betto. Por isso, as dioceses do Estado do Espírito Santo foram se organizando a partir desse conceito de pequena comunidade. Os traços característicos das CEB’s são a espiritualidade “fé e vida” e o comprometimento pastoral com a justiça social e a libertação.

Enquanto em outras regiões essa experiência foi se desenvolvendo como uma espécie de movimento de cunho político dentro do catolicismo, as dioceses espírito-santenses assumiram as CEBs como estrutura básica de toda a Igreja. A CEB é a célula onde surgem todas as expressões de Igreja: pastorais, movimentos, associações, ministérios leigos, círculos bíblicos etc.

De tempos em tempos acontece um encontro de CEBs em nível nacional com participações internacionais. Desse grande encontro partem os temas que são trabalhados em encontros estaduais e diocesanos. O 12º Intereclesial de CEBs aconteceu em Porto Velho-RO, em junho de 2009, com o tema Ecologia e Missão. O próximo será em janeiro de 2014, em Crato-CE, com o tema Justiça e profecia a serviço da vida


Confira aqui o cartaz e o folder do encontro.