quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cartilha da Luta Popular

1. A Periferia e a Luta Popular

Todo mundo sabe que a periferia das cidades, com seus bairros, comunidades e favelas é o lugar onde vive o povo pobre, os trabalhadores e trabalhadoras.
Por isso, a periferia é um lugar que carece de muitas coisas: faltam creches, faltam moradias boas e seguras, faltam escolas boas, faltam postos de saúde e hospitais – até porque os que existem, geralmente, tem poucos médicos, pouco remédio e atendimento muito ruim -, falta trabalho digno para todos e todas.

Ou seja, como a Periferia é o lugar onde vivem os pobres, os ricos, os patrões e os políticos não dão a mínima para o fato de as pessoas viverem muito mal.
Mas, exatamente por isso, a periferia é também o lugar onde está um povo guerreiro, que vive de teimoso e que consegue o pouco que tem com muito trabalho e com muita luta.
Só que essa luta não pode ser sozinha, isolada ou desunida. Do que adianta vivermos numa comunidade onde só a gente tem o que comer e o que vestir enquanto os nossos vizinhos passam o maior perrengue? As Lutas tem que ser ao mesmo tempo pra nós e pra todos, por nós e por todos. Tem que ser LUTAS COLETIVAS.
Muitas lutas coletivas já foram feitas na Periferia. Várias coisas que existem em alguns bairros como Hospitais, Metrôs, Linhas de ônibus e Conjuntos habitacionais foram conquistados porque o povo dos bairros se uniu e saiu na rua pra lutar.
Acontece que muita gente foi, aos poucos, deixando isso de lado e cuidando só do seu quadrado. Isso não é uma boa idéia.
SÓ JUNTOS TEMOS FORÇA PARA BRIGAR E CONQUISTAR UMA VIDA MELHOR.
Vejamos, por exemplo, o caso das enchentes e dos deslizamentos. Hoje a casa do vizinho cai mais amanhã pode ser a nossa! Hoje a parte do bairro onde estamos não alaga mas nas próximas chuvas, ela pode alagar também! Então o problema é de todos e todas e temos que juntar nossas forças para nos organizar pelo que queremos.

2. O que é o movimento LUTA POPULAR?

A LUTA POPULAR é a união de várias pessoas de bairros e comunidades diferentes que não querem mais aceitar caladas tanta injustiça que a gente vem engolindo seco há muito tempo.
É um movimento que luta por tudo o que precisamos: água, luz, asfalto, moradia, creche, cultura, direito a defesa na justiça, educação e saúde, enfim, lutamos por uma sociedade melhor e mais justa.
Lutamos com todos e todas que queiram lutar e se organizar mas não somos vinculados a nenhum partido político porque entendemos que a Luta Popular deve ser independente e caminhar com as próprias forças, embora precisamos e queremos sempre ter o apoio e a solidariedade de todos e todas que fazem a luta dos trabalhadores.
Não temos nenhum interesse em pedir voto ou disputar espaço nos gabinetes e não deixaremos nenhum político utilizar nossa luta para seu benefício pessoal.

NOS ORGANIZAMOS EM COLETIVOS, de maneira que as lutas e as ações que fazemos e as decisões que tomamos devem sempre ser definidas no debate de idéias, com respeito às diferenças e com a participação de todos.
Também temos um COMPROMISSO COM A LUTA POPULAR CONTRA ESTE SISTEMA, com nosso coletivo e com as comunidades de maneira que não há espaço pra quem só quer falar e nada fazer. Decidimos juntos e agimos juntos, respeitando as possibilidades de cada um.
Nos afirmamos como ANTI-CAPITALISTAS, porque a sociedade que vivemos hoje, o capitalismo, é injusta, desigual e destruidora das pessoas e da natureza. Contra ela lutamos por uma sociedade melhor, que sera construída com a luta e a organização do todo o povo que dela precisa para viver dignamente.
A LUTA POPULAR se caracteriza pela LUTA DIRETA; isso significa que entendemos que nossa PRINCIPAL FERRAMENTA para mudar as coisas se constrói e se expressa nas lutas, nas ocupações, nas manifestações, nos atos politicos e/ou culturais combativos. Sem essa luta direta não temos condições de dizer ao povo que ainda não se organiza que eles devem se organizar e lutar.
Nosso maior objetivo é - aos pouquinhos, de luta em luta, de comunidade em comunidade, somando a cada dia mais um companheiro ou companheira – CONSTRUIR O PODER POPULAR. Para nós, o poder popular são as pessoas unidas e organizadas decidindo coletivamente o que é melhor para si, para sua comunidade, sua cidade e seu país. É um tipo de poder que se estrutura na luta, na participação de todos e na consciência de quem somos e do que queremos.

3. Como posso fazer parte da LUTA POPULAR?
Qualquer companheiro ou companheira que queira se organizar para lutar por uma vida melhor e mais digna na sua comunidade pode e deve se juntar a LUTA POPULAR. Desde que concorde com estas idéias que temos:
Somos Independetes de Partidos Políticos
Acreditamos que a LUTA DIRETA é nossa melhor forma de luta
Temos um forte COMPROMISSO com a Luta, com o povo e com nossos companheiros e companheiras
Não lutamos apenas por um bairro ou contra apenas um problema pois sabemos que todos os problemas vem do mesmo lugar que é do fato de que existem ricos e pobres nesse mundo
Nossa luta se organiza em bairros, ocupações, escolas, associações, comunidades, grupos de cultura, grupos de mães em defesa dos direitos de seus filhos e etc.

Venha se organizar para a Luta. SÓ O POVO ORGANIZADO PODE SE LIBERTAR. NINGUÉM VAI FAZER ISSO POR NÓS; SÓ CONTAMOS COM NOSSAS PRÓPRIAS FORÇAS UNIDAS E NA LUTA POPULAR.

Na Luta Popular,”UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO,
MAS PODE ACORDAR O BANDO TODO”.*

Na Luta Popular, “Um mais Um é sempre mais que dois”;
É a sementinha do trabalho coletivo que pode construir, na luta, o poder popular

* entre no site e baixe a cartilha

Fonte: Luta Popular

Nenhum comentário: