terça-feira, 18 de outubro de 2011

Caminhada dos Mártires reúne cerca de 500 pessoas

Arcebispo de Porto Velho (RO) presidiu missa encerrando o evento, que reuniu as comunidades católicas da cidade

16.10.2011

A 22ª Caminhada dos Mártires reuniu na manhã deste domingo (16) 500 participantes de diversas comunidades católicas de Campinas, Comunidades Eclesiais de Base (CEB) e Pastoral Operária da Arquidiocese de Campinas, que partiram às 8h30 da Comunidade São Sebastião, na Avenida Ruy Rodrigues 3025 em direção à Comunidade São Joaquim e Santa Ana, onde uma missa presidida por Dom Moacyr Grechi, Arcebispo de Porto Velho (RO) encerraria o evento.

Nem mesmo a chuva incessante e o barro que se formou pelas ruas esburacadas ao longo do trajeto foram capazes de desanimar os fiéis, que empunhando guarda-chuvas e sombrinhas coloridas marcharam sob o tema 'Os Mártires da Caminhada como Testemunha do Reino' pela avenida e ruas adjacentes da Vila Palácios, Jardim Yeda e Vila União. Guiados por líderes da Paróquia Santa Luzia lembraram a cada ponto de parada do percurso, a luta de pessoas comuns que se tornaram mártires por defender um mundo melhor e mais justo. Problemas como o desrespeito à natureza, desigualdade social, corrupção e a violência contra a mulher e a criança foram abordados durante o trajeto.

Segundo um dos organizadores da caminhada, o padre Nelson Ferreira de Campos, da Comunidade Frei Antônio de Santana Galvão, enquanto os problemas sociais só aumentam a sensação de justiça está diminuindo na sociedade. 'A caminhada é uma forma de a comunidade manifestar o seu descontentamento diante de tanta injustiça e corrupção', defendeu o vigário. A presença de muitos jovens na caminhada, na visão do religioso, demonstra a preocupação dessa parcela da população com o futuro, pois sonham com um mundo novo alicerçado na justiça e esperança.

Outro propósito do evento, segundo o vigário, é incentivar a multiplicação de ações que tragam à tona assuntos deixados ao descaso como, por exemplo o assassinato do Prefeito Antonio da Costa Santos. Chico Mendes, Dom Helder camara, Santos Dias e Zumbi dos Palmares foram alguns mártires homenageados durante a caminhada.



Nenhum comentário: