terça-feira, 18 de outubro de 2011

2º Sulão das CEBs debate “Justiça e Profecia no Campo e na Cidade”

encontrocebsparana1Encerrou neste último domingo, 16, o 2º Sulão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) reunindo cerca de 250 pessoas representando os quatro Regionais do sul do Brasil (Sul 1, Sul 2, Sul 3 e Sul 4). O evento aconteceu na arquidiocese de Londrina (PR), na paróquia Santa Cruz, e teve por tema central “Justiça e Profecia no campo e na cidade” com a assessoria do assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Ricardo Coutinho, e do assessor da Ampliada Nacional das CEBs, padre Benedito Ferraro.

Sérgio Coutinho apresentou, diante da complexidade da situação atual no campo e na cidade, duas possíveis ações concretas das CEBs de “justiça e profecia”: a denúncia do uso abusivo de agrotóxicos no campo e de suas consequências, e a luta por uma reforma urbana e direito à cidade, especialmente no que diz respeito ao direito humano por moradia digna. Em seguida fez uma abordagem sobre a atualidade e necessidade de “justiça e profecia”: “A Justiça social era (e ainda é) uma das preocupações fundamentais para os profetas. O famoso binômio ‘direito-justiça’, o mais usado pelos profetas, confirma que para eles é muito importante uma sociedade constituída na base dos direitos fundamentais”, disse o assessor da CNBB.

encontrocebsparana2A partir daí, os delegados dos quatro Regionais da CNBB se reuniram e assumiram compromissos concretos para os próximos anos no que diz respeito à luta por justiça no campo e na cidade nos seus respectivos regionais e dioceses.

O encontro se encerrou com a missa presidida pelo arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Getúlio Teixeira Guimarães, que também é o bispo referencial das CEBs no Regional Sul 2 (Paraná).


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: