quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Umuarama - CEBs realiza encontro diocesano de formação







No último dia 18, aconteceu o Encontro Diocesano de Formação das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Centro Diocesano de Formação (CDF 03) em Umuarama, com a presença de 60 pessoas, sendo coordenadores e representantes paroquiais.
O período da manhã teve como assessor o padre Wilson A. Pintenho, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Umuarama, que realizou um resgate histórico das CEBs e sua essência missionária, a exemplo das primeiras comunidades cristãs, utilizando como fundamentação documentos de suma importância, tais como Puebla, Medelín, Aparecida e as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil.
No período da tarde, realizaram-se os encaminhamentos práticos relacionados ao engajamento dos leigos nas Santas Missões Populares (SMP), por meio do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil (CNLB) – núcleo diocesano, exposto pela coordenadora, Dirce Laureano. Também foi trabalhado o processo das SMP para a revitalização das nossas CEBs, com Reginaldo Argentino e calendarização e orientação para as atividades do próximo ano pela coordenadora diocesana, Bethânia Cabrera.
O encontro contou com a presença de alguns padres, como Audinei Carreira e Luiz da Silva com destaque à participação de dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv bispo diocesano.
A coordenadora diocesana da CEBs se surpreendeu com o encontro: “este encontro superou nossas expectativas pela participação e entusiasmo dos presentes, bem como o engajamento destes para o bom êxito das SMP nas bases. Percebemos cada vez mais, uma Igreja viva através de nossas CEBs, que diante de um cenário diferente dos anos passados, se mostram abertas para superar os novos desafios”, concluiu ela.

Nenhum comentário: