Loading...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Novela Brejo dos Crioulos continua - MG



A luta pela desapropriação do território de Brejo dos Crioulos de 17.302 hectares que se arrasta há mais de dez anos, teve mais um desfecho na madrugada do dia 10/09 com a ocupação da Fazenda Lagoa da Varanda de propriedade de Raul Ardito Lerário.

O processo de Brejo dos Crioulos já se encontra na Casa Civil desde março deste ano para ser entregue a presidenta Dilma para que o decreto de desapropriação seja assinado. Nos últimos sete anos mais de doze ocupações já ocorreram no referido território e sempre foi tratado como caso de polícia.

Vários despejos já ocorreram (legais e ilegais) assim como as várias ações de pistoleiros na área. Tiroteios, ameaças e tentativas de assassinatos foram já constantemente denunciados.


O Poder judiciário ferrenho defensor da propriedade privada nunca tratou a questão como um problema social e por isso o conflito se arrasta há anos. O executivo com sua morosidade é o maior responsável pela continuidade deste conflito. Por que um processo de desapropriação necessita de tanto tempo para ser concluído?

Quatro anos de FHC, oito de Lula e já quase um ano de Dilma não foram suficientes para terminar esse processo e acabar com o conflito.

Há mais ou menos 20 dias lideranças quilombolas estiveram reunidas com a assessoria da Casa Civil, no intuito de buscar agilização da assinatura do decreto. E enquanto a assinatura do decreto não acontece, o período de realizar as roças vai chegando e cansados de verem os filhos terem que migrar para as colheitas longe da região, as ocupações vão ocorrendo acirrando o clima já tão tenso.

Fonte/CPT MG

Nenhum comentário: