terça-feira, 6 de setembro de 2011

CEBs Porto Velho e o Mes da Biblia


Os desafios da travessia

O Mês da Bíblia é um tempo especial, que chama nossa atenção para a importância da Bíblia em nossa vida. Sua finalidade é torná-la mais conhecida, amada, divulgada e levada à prática, no nosso dia a dia. A proposta de estudo para o Mês da Bíblia de 2011 é o texto do Êxodo, do capítulo 15 a 18, tendo presente o itinerário da Missão Continental e o tema da Iniciação à Vida Cristã à luz da caminhada do Povo de Deus.

O tema “Travessia – passo a passo, o caminho se faz” (Ex 15,22-18,27) nos motiva a descobrir os passos da caminhada a ser percorrida por nós que somos hoje o Povo de Deus fazendo a nossa travessia.

O Lema “Aproximai-vos da presença do Senhor!“ (Ex 16,9), nos impulsiona a manter vivo o desejo de experimentar a presença de Deus que nos ama, ilumina e guia nossos passos nas travessias pelos caminhos da vida.

Com a proposta deste estudo, a Igreja pretende animar a caminhada das nossas comunidades; incentivar a partilha da vida e da fé; suscitar ações solidárias; iluminar o itinerário da vida cristã e promover a união famílias e comunidades. A temática do ‘caminho’ está presente em toda Bíblia. No Evangelho de Lucas, Jesus está sempre a caminho e, segundo Atos dos Apóstolos, ser cristão é fazer parte do “caminho” (Lc 9, 53-57; 10,1; At 9,2; 19,9). Nossa fé nos dá a convicção de que, neste mundo, somos “hóspedes e peregrinos” sempre a caminho, rumo à terra prometida de uma vida digna e feliz para todos, rumo à nossa plenitude, até podermos contemplar a Deus face, na sua glória,

A Cartilha dos Grupos de Reflexão apresenta os encontros com a temática do mês da Bíblia de 2011. A escolha do livro do Êxodo se justifica, pois o êxodo e a caminhada são realidades vividas no dia a dia do povo de Deus. Também nós estamos em contínuo movimento de vencer etapas e realizar projetos. “Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura da que está para vir” (Hb 13,14). Assim como o povo de Deus pode declarar: “o Senhor nos tirou do Egito com mão forte e braço estendido” (Dt 26,8), também nós temos certeza de que o Senhor está conosco. Para viver o projeto de povo libertado, a comunidade dos filhos de Israel enfrentou desafios: falta de água saudável, falta de alimento, falta de organização, ameaça de inimigos. Teve momentos de crise, muita murmuração, dúvidas e até revolta contra Deus. No entanto, em cada etapa, soube enfrentar os problemas, passo a passo, sem deixar de avançar em busca da terra da promessa.

Para aprofundar o tema e viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades eclesiais, convidamos Pe. José Ademar Kaefer, Doutor em Bíblia do Centro Bíblico Verbo que ministrou o curso bíblico durante toda a última semana, tanto no regional Porto Velho como no Regional de Ariquemes, possibilitando a participação de um numero maior de lideranças das CEBs e Grupos de Reflexão.


Dom Frei Moacyr Grechi

Nenhum comentário: