quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Seminário de Assessores das CEBs dos Regionais Norte 1 e 2, Oeste 1 e 2, Noroeste e Centro-Oeste da CNBB


Concluiu-se neste domingo, 28/08, em Brasília, o 2º Seminário Nacional de Assessores de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) sobre o tema "As CEBs frente aos desafios do mundo contemporâneo".

O evento foi promovido pelo setor CEBs da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com o ISER Assessoria, organização que trabalha com agentes pastorais sobre temas da democracia, cidadania e religião.

O congresso reuniu cerca de 30 participantes dos Regionais Norte 1 e 2, Oeste 1 e 2, Noroeste e Centro-Oeste da CNBB. Segundo o Bispo de Tocantinópolis (TO), Dom Giovane Pereira de Melo, responsável pelas CEBs na CNBB, "o seminário realizou-se num momento histórico em que existe um grande despertar por experiências comunitárias. Neste sentido, se retoma com muita força a experiência das Comunidades Eclesiais de Base na Igreja no Brasil".

O prelado lembrou que às vésperas das comemorações de 50 anos do Concílio Vaticano II, no próximo ano, "vivemos um tempo favorável em relação às CEBs, pois elas são sinais de vitalidade da Igreja e a forma comunitária privilegiada de se viver a fé".

Os participantes se comprometeram a levar para seus Regionais uma articulação de equipes de assessores; uma maior formação sistemática em seus regionais; o compromisso como Igreja, comunidade de comunidades; a trabalharem com o povo em suas realidades concretas, sem perder de vista as lutas pela cidadania e a lutarem por uma sociedade mais justa diante de tantas ameaças à vida, enfim, a continuarem a caminhada com determinação e esperança.

Nos próximos meses de outubro e novembro serão realizados mais dois seminários nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

Nenhum comentário: