quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Regional Nordeste I - CE: Assembleia das CEBs de Limoeiro do Norte

QUE MOMENTO RICO, FOI UMA VIAGEM NO TÚNEL DO TEMPO...


A Diocese de Limoeiro realizou a sua XXX Assembleia das Comunidades Eclesiais de Base, fazendo uma memória da Caminhada.


Como o tema: Fazendo memória da Caminhada, a Assembleia contou com a Asssessoria do Professor João Rameris da FAFIDAM de Limeiro, que faciltou o trabalhos no sabado.

O início da Assembleia a apresentação dos participantes trouxe um pouco da história de cada participante, de onde venho, o que fazia e o que ainda faço...foram as peguntas orientadoras para o momento.


Todo o encontro foi animado pelos repentista e poetas: J. Gomes de Icapuí, Duda e Chico Silveira de São do Jaguaribe, fizeram vários momentos de síntese em forma de Cordel e a noite cultural com repentes e cantorias.

Figuras ilustres como: Pe. Junior Aquino, Monte Alverne, Monsenho João Olimpio, Evane de Iracema, Erismar de Russas que foi coordenadora do Regional, Irmã Dionisia de Jaguaruna abrilhantaram ainda mais o encontro.


Apos a apresentação do Rameris sugeriu que as lideranças mais antigas da caminhada fizessem uma roda dentro do grande circulo que se encontrava a Assembleia e cada um e cada uma contou um pouco da história das CEBs em sua comunidade: Pe. Diomedes falou de sua experiência em Icapuí, com Projeto SERVIR, com construções de banheiros, estradas, doações de filtros e sua experiência com os círculos bíblicos. Contou ainda naquela época para o povo ele atuava como se fosse o prefeito...


Tivemos ainda a participação da Irma Bernadete que falou da experiência de Jaguaribara e todo sofrimento do povo com a construção do Castanhão onde todas as famílias tiveram que sair de suas casas e reconstruir uma nova cidade....


Experiências fantásticas que vão ficar guardadas no coração e na mente de todos os que participaram e a proposta é fazer um vídeo para que possa ser socializado com todas as comunidades.


No domingo, Pe. Vileci partilhou da preparação do XIII Intereclesial de CEBs

Um comentário:

Aparecida disse...

Parabéns pela publicação dos trabalhos de nossa Diocese. Realmente essa Assembleia foi muito marcante para todos nós. E socializar nossa experiencia para outras Dioceses é muito bom, pois ajuda as demais comunidades a se fortalecerem cada dia mais.

parabéns a toda equipe do Blog e um grande abraço.