quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Encontrão da CEBs na Diocese de Barreiras - BA



Cerca de quarenta líderes das comunidades da Diocese de Barreiras participaram nos dias 05 a 07 na Casa de Retiro São Bento do Encontrão das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base - assessorado pelo Monge Beneditino Marcelo Barros que veio diretamente do Mosteiro de São Bento em Recife. Marcelo Barros é escritor de trinta livros, assessor do MST e outros Movimentos Populares e Comunidades Eclesiais de Base.




"Um Novo Cristianismo é possível", foi o tema do encontro, que marcou a reflexão do encontro das CEBs e o jubileu dos 50 anos de início do Vaticano II que será celebrado em 2012.

A dinâmica do encontro foi marcada pela rica colocação do Monge Marcelo Barros e pelos trabalhos de grupo, contribuindo assim para a participação dos encontristas com todo entusiasmo e vigor. Durante os três dias o assessor conduziu-os a voltar às fontes e olhar como surgiram as pequenas comunidades cristãs e a partir da experiência, que todos possam lutar em prol da justiça social.

Para Marcelo Barros é normal que depois de tantos anos, o entusiasmo e as forças não são mais as mesmas e que com a mudança do mundo, com o grande êxodo rural, a luta pela sobrevivência na qual as pessoas passam todo o dia no trabalho, não há disponibilidade de tempo para dedicar a comunidade, mas que, mesmo diante dos desafios as Dioceses, as Paróquias estão abertas para a caminhada das CEBs.

“Gostei de conhecer a Igreja de Barreiras. Eu era amigo de Dom Ricardo e vejo que sua herança continua viva e renovada na Diocese de Barreiras”. Afirmou o monge Marcelo Barros.

O encontro teve também o objetivo de preparar o 13° Encontro Intereclesial das CEBs, que acontecerá em Cratos no Ceará em 2014 com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”; e o lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.

Nenhum comentário: