quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CEBs no Panamá - A MISSÃO DOS AGOSTINIANOS

A Missão dos Agostinianos no Panamá

A missão Jesus Obrero de Tolé, no Panamá, foi fundada em 1969 pelos Agostinianos da Província Madrilenha, e hoje é administrada pelo Vicariato de Panamá. Tolé é um distrito situado quase na periferia da região indígena conhecida como Comarca Ngobe Buglé, um dos sete territórios indígenas do Panamá, que com seus 123 mil habitantes reúne 65,6% da população indígena total do país.

A missão abrange seja o interior do distrito, habitado principalmente por agricultores, como o interior da Comarca, onde vivem os indígenas. Com a finalidade de estabelecer um contato mais estreito com estes, os Agostinianos fundaram uma segunda comunidade nas montanhas, na aldeia central de “Llano Nopo”, onde os missionários acolhem os jovens oferecendo-lhes a possibilidade de estudar e de se formar.

A missão de Tolé se encontra em uma das áreas mais pobres do Estado do Panamá, numa região de montanha bastante inacessível, atravessada por rios com grande volume de águas (um dos padres morreu afogado na tentativa de atravessar o rio Tabasarà nadando, para ir a um encontro pastoral), onde a população indígena vive mantendo seus próprios costumes, tradições e crenças.

Muitas atividades são realizadas dentro da missão, como informa o noticiário interativo OSA. Em primeiro lugar, a formação dos adultos, que consiste na orientação ampla da pessoa, incluindo o âmbito espiritual e teológico. Para as crianças e os jovens, são organizados encontros orientados por catequistas e animadores de canto, que através deste método, aproximando os menores aos valores evangélicos.

O território da missão é dividido em várias áreas, cada uma das quais com um certo número de comunidades eclesiais de base.

Os Agostinianos as visitam periodicamente para a celebração da Missa, a administração dos sacramentos e outras atividades religiosas. Infelizmente, o território é muito vasto e remoto, tanto que em algumas comunidades, os missionários conseguem chegar apenas uma vez por ano.

Uma parte importante do trabalho é representada pela realização de projetos e obras de caráter social: construção de pontes, canalização das águas, construção de escolas e capelas, projetos agrícolas e zootécnicos, promoção da mulher, apoio às famílias. O trabalho dos missionários Agostinianos em Tolé produziu nestes anos também muitos frutos espirituais, com o florescer de numerosas vocações nativas. (SP)

Nenhum comentário: