quinta-feira, 7 de julho de 2011

CEBs - Rolim de Moura

Nesta quinta-feira, 23, a Igreja Católica Apostólica Romana de todo o mundo se reuniu em torno de umas das mais importantes celebrações do calendário Litúrgico Cristão, a Celebração de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo e é um evento baseado em tradições católicas. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.


Ao longo dos anos, os fieis da Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Rolim de Moura celebravam nesta data um grande encontro com as Comunidades Eclesiais de Base, CEBs, mas este ano, porem, a celebração foi realizada por setores. Na comunidade São Cristovão, do Bairro que leva o mesmo nome, se reuniram, além da anfitriã, as comunidades, Divino Espírito Santo, Pe. Ezequiel e São Vicente de Paulo. Juntas, as quatro iniciaram os trabalhos na quarta-feira, véspera de Corpus Christi, no ritual de enfeitarem a Avenida Macapá, na quadra enfrente a Igreja, onde foi realizada a procissão.

Já no feriado católico, a celebração da Santa Missa teve inicio às 07h30min da manhã com Frei Silvio que presidiu e coordenou a procissão levando o Ostensório com o Corpo de Cristo (Hóstia Consagrada), seguido pelos fiéis que compareceram em bom número. O setor 1 celebrou o Corpo de Cristo às 19h30min, igreja Matriz, enquanto o setor 2 se reuniu na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.

A festa de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Os organizadores da procissão em Rolim de Moura ficaram satisfeitos com a participação que envolveu todas as comunidades urbanas da Paroquia.

Fotos: Comunidade São Cristovão



Nenhum comentário: