domingo, 10 de julho de 2011

CEBs Paróquia Imaculada Conceição - Diocese de Piracicaba - SP

Falar na historia da Paróquia Imaculada Conceição é situar-se no ano de 1982, que designado pelo então bispo diocesano Dom Eduardo Koaik para o trabalho pastoral e criação da paróquia, chega à comunidade Imaculada Conceição o Pe Antônio Correia Filho. (È bom lembrar que antes desse período, as pessoas já se reuniam nas casas e escolas para rezar e para a celebração da missa com Pe Mário Freguglia). Após quatro anos com trabalho e dedicação de toda comunidade; na aquisição de terreno, construções e implantação das pastorais, é erigida a Paróquia Imaculada Conceição; com o lançamento da pedra fundamental da matriz e posse do Pe Antonio como primeiro pároco no dia 22 de junho de 1986 em celebração solene presidida por Dom Eduardo. A nova paróquia da diocese de Piracicaba desmembrada da Paróquia Senhor Bom Jesus é composta pelas comunidades Imaculada e São Francisco de Assis. Alguns anos depois são formadas mais duas comunidades: São Paulo Apóstolo e São Pedro. Período marcado pela implantação das Comunidades Eclesiais de Base.

Com a saída do Pe Antonio, a paróquia Imaculada foi administrada pelos seminaristas Claudemir Aparecido da Rocha e Reinaldo César Demarchi até a chegada do Pe Victorio Tomasi que ficou poucos meses, em 03 de outubro de 1995 assume como segundo pároco o Pe Edson Francisco Zambom, que teve a colaboração do Diácono Luís A.Scarazzatti durante o período em que esteve administrando a paróquia.

Pe José Alves de Faria (Pe Pedroso) 3º pároco assume a paróquia em 29 de janeiro de 1999, e no ano seguinte inicia-se na paróquia o trabalho das Irmãs da Caridade de Ottawa.
Por um período Pe Pedroso teve como colaborador o Diácono Ademar Fragoso e teve como Vigário Paroquial: Pe Luís Antonio Favoretto, Pe Cláudio César de Carvalho, Pe Aparecido Barbosa, Pe Santo A. Macedo e a colaboração do Pe Jucimar Bittencourt por alguns anos e das Irmãs da Congregação da Caridade de Ottawa durante todo tempo em que foi pároco.

Atualmente a paróquia é dirigida pelo Pe. Santo Alves Macedo, 4º. Pároco, que assumiu a paróquia no dia 19 de julho de 2009 e conta com as comunidades: Santo Antonio, Nossa Senhora do Carmo e Imaculada Conceição.
Queremos agradecer a todos os padres, de maneira especial ao nosso atual pároco Pe Santo, que vem se dedicando para que o Projeto Missionário e Pastoral Paroquial seja de fato uma realidade da nova evangelização em todo território da paróquia; que seja realmente uma rede de comunidades buscando construir uma igreja de homens e mulheres conscientes, críticos e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sonho de Jesus, sonhado por todos. Nosso agradecimento aos diáconos, seminaristas, religiosas que conviveram conosco, aos bispos que sempre tiveram uma atenção especial para com o nosso povo e a todas as pessoas que participaram e as que participam das pastorais, movimentos e equipes de serviços e a todos paroquianos que de alguma forma ajudaram a construir a nossa história, ou seja, os 25 anos da paróquia Imaculada Conceição, Ano Jubilar, Bodas de Prata.
A todos o nosso muito obrigado e que Virgem Imaculada os cubra com seu manto e os abençoe com saúde e muita paz.

Arlindo Ferreira da Silva - Ministro da Palavra e membro do PMPP da Comunidade do Setor Oito (8)

Nenhum comentário: