As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Juiz de Fora celebraram nesse domingo, 19 de junho de 2011, “A Festa da Santíssima Trindade – A Melhor Comunidade”. O evento aconteceu na matriz de São Pio X no Bairro Ipiranga. Reflexões do Documento do Concílio Vaticano II e documento nº 25 da CNBB estiveram na programação.
O evento teve início às 13h30 com momento de espiritualidade. Durante a tarde aconteceram apresentações culturais, exposição de trabalhos manuais, forró, música, terminando com a Celebração Eucarística.
As Comunidades Eclesiais de Base (CEB) são comunidades ligadas principalmente à Igreja Católica que, incentivadas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), se espalharam nos anos 1970 e 80 no Brasil e na América Latina. As comunidades reunidas têm como objetivo a leitura bíblica em articulação com a vida.
No início as Cebs eram grupos de pessoas que, morando no mesmo bairro ou nos mesmos povoados, se encontravam para refletir e transformar a realidade à luz da Palavra de Deus e das motivações religiosas. Daí o nome de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Reivindicavam pequenas melhorias nos bairros, mas, ao mesmo tempo, iniciavam uma caminhada para tomar consciência da situação social e política. Inspiradas no método "Paulo Freire" de alfabetização de adultos, executavam uma metodologia que levasse da conscientização à ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário