quinta-feira, 7 de julho de 2011

CEBs Juiz de Fora-MG: Comunidades Eclesiais de Base festejam Santíssima Trindade


As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Juiz de Fora celebraram nesse domingo, 19 de junho de 2011, “A Festa da Santíssima Trindade – A Melhor Comunidade”. O evento aconteceu na matriz de São Pio X no Bairro Ipiranga. Reflexões do Documento do Concílio Vaticano II e documento nº 25 da CNBB estiveram na programação.

O evento teve início às 13h30 com momento de espiritualidade. Durante a tarde aconteceram apresentações culturais, exposição de trabalhos manuais, forró, música, terminando com a Celebração Eucarística.

As Comunidades Eclesiais de Base (CEB) são comunidades ligadas principalmente à Igreja Católica que, incentivadas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), se espalharam nos anos 1970 e 80 no Brasil e na América Latina. As comunidades reunidas têm como objetivo a leitura bíblica em articulação com a vida.

No início as Cebs eram grupos de pessoas que, morando no mesmo bairro ou nos mesmos povoados, se encontravam para refletir e transformar a realidade à luz da Palavra de Deus e das motivações religiosas. Daí o nome de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Reivindicavam pequenas melhorias nos bairros, mas, ao mesmo tempo, iniciavam uma caminhada para tomar consciência da situação social e política. Inspiradas no método "Paulo Freire" de alfabetização de adultos, executavam uma metodologia que levasse da conscientização à ação.

Nenhum comentário: