sábado, 30 de julho de 2011

CEBs do Regional Sul1, Estado de São Paulo, promovem 9º Encontro Estadual com religiosos

Estadual_CEBs_Padres_Religiosas_SeminaristasA diocese de Registro (SP) acolheu, no início desta semana, dias 26 e 27, o 9º Encontro Estadual de bispos, padres, religiosos, diáconos, seminaristas e aspirantes à vida religiosa das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Sediado na cidade de Eldorado, no Vale da Ribeira, o encontro reuniu 33 religiosos de cinco Sub-regionais do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).

Um dos temas que dominou a reunião foi o estudo aprofundado da cristologia a partir dos documentos das cinco Conferências do Episcopado da América Latina e Caribe. O estudo foi apresentado pelo padre Paulo Parise.

O grupo discutiu também as conquistas e desafios apresentados pelas Conferências. “Percebemos, mesmo diante de tantos obstáculos apresentados, que é preciso partilhar as pequenas sementes existentes de ações concretas vividas em nossas comunidades e procurar somar as forças”, diz o relatório final do encontro.

Outro tema discutido pelos religidos foi a realidade das comunidades quilombola e ribeirinha presentes na região. No Vale do Ribeira, segundo o relatório do encontro, há 60 comunidades quilombolas. “As principais dificuldades enfrentadas [pelos quilombolas] é o reconhecimento das terras”, aponta o relatório. Nestas comunidades é desenvolvido o projeto Equipe de Articulação e Assessoria das Comunidades Negras (EAACONE), coordenado pelo Irmão Ivo e Irmã Ângela. A equipe ajuda na formação das comunidades estudando os estatutos e lutando pelo reconhecimento e pela demarcação das terras quilombolas.

O pároco paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jacupiranga (SP), padre Gilberto de França, foi o guia de uma visita dos participantes do encontro à Comunidade Quilombola de São Pedro, no município de Eldorado. Padre Gilberto é nasceu e cresceu nesta comunidade, que reúne 48 famílias. A reunião terminou com uma missa, que teve a participação dos quilombolas.

Nenhum comentário: