quarta-feira, 22 de junho de 2011

Potengi -CE, sedia encontro de catequista



Sábado, dia 18 de junho, a Paróquia de São José em Potengi, recebeu comitivas de catequistas de Campos Sales, Salitre, Araripe, Nova Olinda, Santana de Cariri, Altaneira, Assaré, Antonina do Norte e Tarrafas. Vieram também o diácono Policarpo-Coordenador Diocesano do Eixo Palavra, o Padre Vileci-Coordenador do 13º Intereclesial, o seminarista George (um dos palestrantes), além de vários padres da Forania V. Estiveram 180 pessoas no Centro Comunitário de Potengi, desde 7:30hs da manhã até o meio dia, em clima de muito estudo, confraternização e Celebração Eucarística.

O Objetivo do encontro foi ensinar aos catequistas da Forania V, o novo jeito de ser Igreja, formando CEBs-Comunidades Eclesial de Base. A 1ª palestra apresentada pelo seminarista George, foi: “Círculos Bíblicos- uma palavra, um roteiro”.

Os círculos bíblicos são CEBs onde se reúne um grupo de pessoas para partilhar a palavra de Deus, as orações, a experiência de vida. Neles se vê a Igreja viva, gerada e testemunhada na convicção da fé batismal.

A 2ª palestra foi de Pe. Vileci, que refletiu sobre “ A Comunidade, lugar da nossa Catequese.” Essa comunidade cristã pode ter diferentes manifestações e expressões, tais como: comunidade paroquial, comunidade de bairro, comunidade familiar, escolar, de grupos, comunidade eclesial de base.

Os catequistas voltaram às suas comunidades na certeza de que fazer catequese é induzir os discípulos a viverem no amor, na fraternidade e na comunhão Eucarística em Comunidades Eclesial de Base(CEBs).

Por Altair Pacheco - Coord. do Eixo Palavra.

Nenhum comentário: