domingo, 26 de junho de 2011

O Lago Morto - Jacareí - SP






As CEBs da Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe realizaram um ato de pedido de socorro às autoridades municipais, para medidas urgentes pro vitalização de lago!

Perguntas que não querem calar:

1- Por que canalizar e despejar no esgosto nascentes d'agua?

2- Quem na cidade faz gerewnciamento, mapeamento das diversas nascentes de agua na cidade?

3- Colocamos também, que discordamos totalmente do instante ter sido utilizado por maus politicos como momento de auto promoção! Os que lá estavam, falavam mal da atual gestão, alias da qual fazem parte! Eles tambem são da atual gestão! Eles tambem estão em tud0o que acontece e estes mesmos, que lá estavam, um dia apenas depois, aprovaram aumento de 100% para eles mesmos!!! Certos politiqueiros contam mesmo com nossa toatal ignorancia.

Segue artigo da líder das CEBs, moradora na comunidade atingida.


Moro no bairro Parque Califórnia, Jacareí, desde 1982, quase trinta anos. Vi meus filhos crescerem aqui e agora minhas netas. Quando viemos morar aqui vimos essa grande área com um lago, mas coberto por matas. Fizemos um abaixo assinado pedindo a prefeitura que construísse um parquinho para as crianças e que limpasse o lago e plantasse árvores beirando e assim nosso bairro e toda comunidade teria um local agradável onde pudéssemos passar uma horas de lazer com nossa família. Tudo isso foi feito e nós moradores lotávamos com nossas crianças o parquinho e também ficávamos a beira do lago vendo os peixinhos, ficou um lugar muito agradável. Realmente era muito gostoso ficar vendo as crianças brincarem e poder bater papo com nossos vizinhos. Até nossos parentes quando vinham nos visitar gostavam deste lugar e achavam muito lindo.


2011 - Nosso lago, foi poluído por esgoto que vazou de um condomínio, e também por canalização de nascente. Os peixes morreram , o lago foi esvaziado e do lago agora restou um buraco preto cheio de lama putrefata. A beira do lago, lindas famílias de garças, buscando o alimento para sua vida, que do lago retiravam e agora buscam onde nada há. Nós moradores ficamos chocados com esse desastre ecológico, e vimos aqui bem perto de nós como é verdade que a Terra geme em dores de parto. Isto que aconteceu aqui é uma pequena amostra do que acontece com nosso planeta, O Homem não respeita o seu meio ambiente. E todos nós pagaremos muito caro por isso.

Na Festa do Espirito Santo, nos unimos ao redor do Lago Morto, buscando sensibilizar as autoridades do Meio Ambiente para atitudes imediatas.

Maria das Graças Bueno Peixoto

Coordenadora da CEBs na Comunidade de Santa Clara – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Paróquia N.Sra. de Guadalupe- Jacareí

Nenhum comentário: