domingo, 26 de junho de 2011

Na assembléia dos leigos, análise de conjuntura eclesial aponta riscos e potencialidades















Na Assembleia Nacional dos leigos/as, a análise de conjuntura eclesial, feita pelo Pe. Alfredinho destacou alguns pontos sobre a identidade da Igreja. Ele iniciou a reflexão perguntando aos participantes: Qual é a identidade da Igreja no mundo marcado pelo pluralismo?

Segue abaixo a síntese do método analítico do Pe. Alfredinho, em 5 pontos.

1. Instituição (Igreja)

Riscos - confundir a identidade, com a Igreja triunfal, com a Igreja aliada ao poder e com a Igreja solene da idade média

Potencialidades – "Queremos ver Jesus! ". Não parar na idade média, recuar até a prática de Jesus, é ai que se encontra a verdadeira identidade da Igreja, que não significa "poder" mas sim, "servir".

2. Movimentos religiosos

Riscos - leitura equivocada da realidade, muitos movimentos se tornam barquinhos de salvação, uma visão dicotómica entre os salvos e os não salvos, totalitarismo religioso, uma caminhada fora das estruturas eclesiais.

Potencialidade – os movimentos trazem o sopro do espírito santo, um retorno da alegria de celebrar (às vezes trazem os exageros) os movimentos tem muito a ensinam no campo da acolhida.

3. Midiática

Riscos – desconhecimento da linguagem dos meios de comunicação. Acabamos falando pra nós mesmos pois é uma linguagem pra dentro, redução do evangelho a um show (o entretenimento) desencadeia expectativas falsas e podem mexer profundamente com as consciências machucadas, (A teologia da prosperidade tem prazo curto.) a mídia tende a ser espetacular.

Potencialidades - a mídia trabalha com milhões de pessoas. (saber utilizar) temos que capacitar pessoas.

4. Piedade popular

Riscos- exageros ( confundir os milagres com mágicas)

Potencialidades - a fé aprofundada em Deus que é verdadeira justificativa da piedade popular expressa nas romarias etc. (o toque nas imagens : a linguagem do toque é a linguagem de quem muito ama e muito sofre. Um toque é muito fundamental para se salvar, as mães sabem o significado profundo do toque)

5. Ação social

A presença firme dos leigos nos porões da humanidade, entre as pessoas mais ameaçadas da sociedade.


Noticia por email: José Batista


Nenhum comentário: