quinta-feira, 23 de junho de 2011

CEBs , Diocese de Picos - Piauí

Aroeiras do Itaim volta a integrar a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios


"para ser verdadeiramente uma Comunidade Eclesial de Base é necessário muito esforço e integração, e mesmo sem a presença do padre, seus membros não podem deixar de celebrar a Palavra", coloca Pe. Gregório

Comunidade reunida


Na manhã desta quarta-feira, 22, a comunidade de Aroeiras do Itaim esteve reunida com dom Plínio José, Pe. João Pereira, Pe. Gregório Leal Lustosa e o Pe. Francisco Feitosa para tratar da transferência do município, deixando de pertencer à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis, e voltando para a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, a qual já havia pertencido antes de Itainópolis vir a ser paróquia.

Igreja São José


A mudança se deu em virtude das dificuldades de acesso entre as cidades de Aroeiras do Itaim e Itainópolis, principalmente no período do inverno, quando as estradas ficam completamente inacessíveis. De acordo com o Pe. Francisco Feitosa, esta dificuldade estava atrasando o trabalho pastoral nas cinco comunidades do município, impendido à população de participar dos encontros e formações realizados na sede da paróquia, sendo muitas vezes necessário realizar estes eventos em Picos, para que fossem acessíveis a todos.

Pe. Francisco Feitosa - Pároco de Itainópolis


Durante a reunião dom Plínio ressaltou o desejo que todos os padres têm de atender bem aos paroquianos, destacando que a participação ativa dos fiéis é o que garante a vida das comunidades eclesiais. Em seguida abriu espaço para os presentes se manifestarem sobre essa mudança.

Pedro José de Moura


De acordo com o senhor Pedro José de Moura, integrante do Conselho Comunitário de Aroeiras do Itaim, por algumas vezes foi necessário fretar carros para resolver ou participar de encontros da Paróquia, ao contrário de Picos, que conta diariamente com diversos veículos trafegando entre as duas cidades. Portanto, o desejo de mudança partiu da comunidade e foi acatado pelo pároco. Outros membros elogiaram a atuação do Pe. Feitosa que sempre se fez presente mesmo com as dificuldades encontradas no acesso, destacando o seu trabalho pastoral.


A oficialização da mudança ficou sob responsabilidade do Pe. João Pereira, Vigário Judicial da Diocese, e também Vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

Pe. João Pereira e Pe. Francisco Feitosa


Pe. Gregório recebeu alegremente o município, lembrando que as duas paróquias pertencem ao mesmo zonal, portanto, seus membros voltarão se encontrar durante as formações. Na oportunidade ressaltou que para ser verdadeiramente uma Comunidade Eclesial de Base é necessário muito esforço e integração, e mesmo sem a presença do padre, seus membros não podem deixar de celebrar a Palavra.

Pe. Gregório Leal Lustosa - Pároco da Paróquia N. Senhora dos Remédios


A despedida do Pe. Francisco Feitosa foi marcada para o dia 24 de julho. No dia 7 de agosto o Pe. Gregório se reunirá com a comunidade às 14h na Igreja São José, visando se integrar mais com a realidade local, bem como agendar as visitas, em seguida haverá a primeira Missa com o município Aroeiras do Itaim pertencendo novamente à Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

Lana Krisna

Nenhum comentário: