domingo, 12 de junho de 2011

Cariri - Trabalhadores rurais celebram colheita



Trabalhadores rurais celebram colheita


A defesa do meio ambiente marcou a solenidade das paróquias do Cariri Oeste em gratidão à safra obtida
Clique para Ampliar

Crato Trabalhadores rurais do Cariri estão comemorando a safra deste ano com manifestações, missas e reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade que, este ano, reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Este ano, as celebrações estão sendo promovidas em diversas comunidades. A primeira ocorreu em Altaneira que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai colher 3.320 toneladas de milho, 311 toneladas de feijão e 12 mil toneladas de arroz.

A última manifestação ocorreu na comunidade de Baixio Grande, Município de Assaré, onde estão funcionando quintais produtivos alimentados com energia solar. Em Assaré, segundo estimativa do IBGE, serão produzidas 1.320 toneladas de arroz, 1.350 toneladas de feijão e 12 mil toneladas de milho. A próxima está marcada para o mês de julho, em Aurora.

Na homilia realizada na Baixa Grande, o padre Vileci Vidal, coordenador da Comissão da Pastoral da Terra da Diocese do Crato, lembrou a importância da produção agroecológica para a segurança alimentar da região: "quem ganha com isso são as pessoas e o meio ambiente", destacou o sacerdote.

Durante o ofertório, os trabalhadores conduziram até o pé do altar os frutos da terra e os instrumentos de trabalho do camponês. O exemplo foi dado pelo padre Vileci, que chegou ao local com uma abóbora na cabeça. Foi lembrado que, após a colheita, tem-se também a fartura de pastos para os animais. Um vaqueiro representou a lida do dia a dia com o gado.

O ato penitencial destacou os apelos da Campanha da Fraternidade: "a criação geme com dores de parto". O compromisso da celebração defendeu o consumo dos produtos da agricultura familiar do próprio Município e da produção agroecológica que, de acordo com o padre, é uma garantia de a segurança alimentar. O evento se realiza todos os anos no Cariri e é organizado pela CPT, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e paróquias de Altaneira, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré.

MAIS INFORMAÇÕES

Comissão Pastoral da Terra (CPT), Palácio Episcopal
Município do Crato - Região do Cariri
Telefone: (88) 9914.1598




Antonio Vicelmo
Fonte: Diário do Nordeste

Notícia por email de Rozelia Costa

Nenhum comentário: