domingo, 22 de maio de 2011

Pessoal da Radio Sucumbios são expulsos pelos Arautos do Evangelho


Comunidades Eclesiais de Quito
se solidarizam com a Radio Sucumbíos

No dia 16 de maio, os irromperam nas instalações da Rádio Sucumbíos e, de maneira violenta e autoritária, desalojaram os trabalhadores da rádio, colocaram cadeados, trocaram as senhas dos computadores e entregaram as cartas de demissão ao pessoal.

A informação está publicada no sítio Isamis, 16-05-2011.

A tradução é do Cepat.

***

Os Arautos agiram acompanhados pela polícia, embora a governadora tenha manifestado que criaria uma comissão para mediar o conflito existente entre os Arautos e os trabalhadores da Rádio.

À tarde, diversas organizações tomaram as instalações em solidariedade com a Rádio Sucumbíos e em defesa de um modelo de meio de comunicação como parte, por sua vez, de um modelo de Igreja, que sempre esteve do lado dos excluídos e excluídas.

Também é preciso deixar claro que o conflito não é como foi pintado pela mídia que diz que é um conflito “entre os Arautos do Evangelho e os Carmelitas Descalços, congregações que disputam a Rádio Sucumbíos de propriedade do Vicariato”.

Os Carmelitas agiram de acordo com as disposições das autoridades da Igreja; entretanto, a Rádio Sucumbíos não pode ficar no limbo, e tem maturidade para continuar com seu modelo. Por isso, o que se reclama é não ser tratada como uma rádio de propriedade privada onde só se limita a receber ordens e carece dos princípios de solidariedade, que foram se desenvolvendo ao longo de 19 anos a serviço do povo de Sucumbíos.

Por este motivo, de todo o país e de outros países foram chegando as reações de solidariedade, através de cartas e por telefone; também são previstas ações em algumas províncias e marchas rumo a Sucumbíos.

As CEBs de Quito repudiam e rechaçam este ato violento, ilegal e antievangélico!

Para ouvir a transmissão ao vivo do que ocorre neste momento em Sucumbíos, basta acessar a Rádio Wambra, a Rádio Jovem Comunitária de Quito

Nenhum comentário: