Loading...

domingo, 15 de maio de 2011

Fortaleza : uma salva pela "Praça Dom Helder Câmara"

Faz-se necessário levar ao conhecimento dos queridos concidadãos fortalezenses que uma campanha popular está ganhando as ruas de nossa cidade: Iniciado pelas Comunidades Eclesiais de Base da Praia do Futuro, um abaixo-assinado pleiteia a mudança de nome da Praça 31 de Março, localizada no ponto de encontro das avenidas Santos Dumont e Zezé Dioguinho, para “Praça Dom Helder Camara”.

Julga-se o momento mais que oportuno: O citado logradouro está passando por um processo de reconfiguração total, levado a cabo pela atual Administração Municipal.

O que faria mais sentido do que resignificar esta nova área de lazer, apagando dela a triste pecha do registro do golpe militar de ’64 e consagrando-a, definitivamente, à memória do religioso cearense mais ilustre, defensor dos pobres e dos direitos humanos? Honra a quem honra merece!

Uma proposta de lei, apresentada algum tempo atrás pelo vereador João Alfredo (PSOL), já defendia o mesmo. – Parece, no entanto, existir proposta alternativa – que partiu do próprio Paço Municipal – para rebatizar o local: deverá chamar-se simplesmente “Praça do Futuro”.

Tal sugestão, além da evidente falta de criatividade e de um “que” de ufanismo e megalomania, desconsidera a dívida que a cidade de Fortaleza tem para com a figura ímpar de Helder Pessoa Camara, cuja casa paterna – antigamente situada frente ao Passeio Público (Praça dos Mártires) – não soube preservar como patrimônio público, permitindo sua demolição.

Para que prevaleça, neste pleito, a vontade soberana do Povo de Fortaleza, está-se colhendo, por toda a cidade, assinaturas – que no instante atual já devem ter atingido a ordem de milhar – no intuito de convencer os legisladores da Câmara Municipal e o próprio Poder Executivo da justeza desta causa.

Fortalezense, ajude a dar este presente, não só aos moradores e freqüentadores da Praia do Futuro, mas a toda a população de nossa cidade, e informe-se sobre como aderir a esta campanha: tursicarlo@gmail.com / 3263-2730 ou gowinge@hotmail.com / 8828-0253. Juntos, vamos construir a Fortaleza do Povo!

C a r l o T u r s i
Coordenação Arquidiocesana das CEBs- Fortaleza

Nenhum comentário: