terça-feira, 3 de maio de 2011

Fortalecendo o Concílio Vaticano II

Primeira Jornada Teológica da América Central e Caribe

Começou, oficialmente, na cidade de Guatemala, a primeira Jornada Teológica da América Central e Caribe, que acontece no marco do 50º aniversário do Concílio Vaticano II*. A Jornada teve início com um ato religioso que, dentre seus objetivos principais, destacam-se: promover o desenvolvimento da fé católica, alcançar uma renovação moral da vida cristã, adaptar a disciplina eclesiástica às necessidades e métodos de nosso tempo e alcançar uma melhor inter-relação com as demais religiões, principalmente, as orientais.

O Bispo de Verapaz, Rodolfo Valenzuela Núñez, se referiu ao Concílio Vaticano II afirmando que "é realmente um acontecimento eclesial, que mudou muitíssimo e que ainda está mudando a história da igreja católica”. Em nível de América Latina, as jornadas teológicas recordam os 50 anos do livro do peruano, Gustavo Gutiérrez, que é conhecido como o pai da Teologia da Libertação.

Com o início dessas atividades, programadas para se realizarem de 27 a 29 de abril de 2011, segundo palavras de Núñez: "esperamos que se renove o interesse e a assimilação do Concílio Vaticano II, que se mostrou com objetivos bastante ambiciosos, entretanto, se pode dizer que não foram assimiladas completamente, por isso é necessário que se renove a reflexão sobre seus conteúdos, é um Concílio com conteúdos muito amplos”.

Para que se possa realizar uma mudança substancial, que promova os pontos que formam o Concílio Vaticano II, é necessário que se realizem reformas. "A igreja sempre deve seguir se renovando justamente nisso”, disse Nuñez, fazendo comparação da realidade contemporânea com a vivida no momento de criação do Concílio entre as igrejas católicas do mundo, enfatizando que é diferente e que deve focar as necessidades atuais.

As jornadas acontecem em um lugar chamado Mariapolis, localizado no município de Mixco, do departamento de Guatemala; onde essa realidade será mostrada; refletindo sobre os temas como desastres naturais, migração, povos indígenas, atualidade eclesial e violência, dentre outros.

*O 50º Aniversário do Concílio será comemorado em 2012. O Congresso Continental de Teologia será realizado para celebrar a data. Até lá, quatro jornadas preparatórias para o Congresso acontecem em diferentes regiões latino-americanas e caribenhas, sendo essa primeira na Guatemala.


Douglas Cuevas

Federação Guatemalteca de Escolas Radiofônicas

Nenhum comentário: