segunda-feira, 11 de abril de 2011

CSI canina - vai identificar cães que defecam nas ruas


Meio ambiente e Pets


Na cidade basca de Hernâni, o problema das fezes de cães nos passeios vai ficar de uma vez por todas resolvido. Uma nova legislação obriga a que se efectue testes de DNA a todos os cães.

Depois, caberá à polícia recolher as fezes nos passeios e enviá-las para identificação genética, para assim identificar o dono do animal. As multas vão ser pesadas.

Já lhe chamam, com ironia, a nova "CSI Canina". A nova lei é "pesada" para os donos dos cães. Foi publicada, recentemente, no Boletim Oficial de Gipuzkoa. no País Basco.

Os proprietários de cães passam a ser obrigados a realizar os testes de DNA aos seus animais na Universidade do País Basco, pelos quais pagarão valores entre os 35 e 75 euros.

Uma vez constituída a base de dados, caberá ao agentes de segurança municipal recolher as fezes que encontrarem nas ruas e enviá-las para o laboratório para análise.

Todos os gastos com a identificação do cão responsável pelos dejectos e o seu dono serão por conta deste último.

Mal se conheça o dono do canino, o mesmo será notificado a pagar uma multa cujo valor varia entre os 190 e os 685 euros. Tudo dependerá do "volume" de fezes, do local onde as mesmas foram deixadas e, também, se se trata de um caso reincidente. Os mesmos valores serão aplicados aos donos que se recusem a proceder aos testes de DNA dos seus animais.

Segundo o jornal Notícias de Gipuzkoa, os polícias municipais aceitaram a nova "tarefa" - recolher o excremento dos cães e enviá-los para análise - sem reclamações.

Contudo, como era de se esperar, os donos de cães já fizeram ouvir o seu descontentamento. Afirmam que a legislação anterior já estipulava coimas para o excremento de cães nas ruas. E alegam que, em 30 anos de vigência, nunca foi aplicada qualquer multa.

Fonte: O Diário

08.04.2011

Nenhum comentário: